Ter um automóvel é sinônimo de independência para muita gente, afinal, a liberdade para ir e vir de maneira prática é uma das grandes metas dos jovens adultos. Mas, se você ainda não tem um, com certeza já se pegou com uma grande dúvida: comprar ou alugar carro, o que vale mais a pena?
Com o aumento da facilidade dos aluguéis diários de carro e o alto preço de compra e venda, até mesmo dos carros populares, pensar em uma alternativa econômica virou questão primordial.
Nesse artigo você vai descobrir os prós e contras entre comprar ou alugar um automóvel, quais os custos envolvidos em cada prática e o que se deve considerar antes de tomar qualquer decisão.
Confira!
Qual a diferença entre comprar ou alugar carro?
Primeiramente, é preciso entender qual a real diferença entre comprar ou alugar carro. Financeiramente falando a diferença pode ser até mesmo sutil.
Isso porque se você alugar um carro por alguns meses ou através de assinatura, por exemplo, terá que pagar mensalmente um valor, e se você comprar um carro através de um financiamento você também terá que dispor da quantia do parcelamento mensal.
E, dependendo da marca do veículo e das condições dele, esses valores podem ser bem parecidos. Mas, existem alguns detalhes que fazem total diferença entre um e outro.
Quando você aluga um carro por um período de tempo, apesar de arcar com a mensalidade, você não terá que bancar nenhum custo com manutenção, troca de peças, seguro do automóvel etc.
Isso porque esses custos estão inclusos na mensalidade que você está pagando. Por isso, atenção na hora de fechar um contrato de aluguel de carro: escolha o pacote que dá cobertura total para qualquer imprevisto.
No entanto, se você comprar um carro, todos os gastos citados acima estarão ao seu encargo e responsabilidade.
Além do dinheiro da parcela, você também terá que pagar pelo seguro do carro, possível troca de peças, check up rotineiro no carro etc.
A grande diferença entre comprar ou alugar um carro é: enquanto no primeiro você é o proprietário e por isso, precisa se responsabilizar por qualquer coisa que acontecer no veículo, no segundo o proprietário é a empresa de aluguel e você está apenas usufruindo do automóvel.
Prós e contras em comprar ou alugar carro
Agora que você percebeu que, na realidade, a diferença entre comprar ou alugar carro não são tão grandes assim, talvez tenha ficado ainda mais confuso definir qual é a melhor opção para você.
É por isso que separamos as vantagens e desvantagens de cada um. Para começar é preciso ter em mente que existem sim lados positivos e negativos de cada modalidade.
Mas, isso vai variar de acordo com a sua finalidade com aquele veículo.
Por exemplo, se você quer um carro para fazer viagens ou dar mais conforto para sua família, talvez comprar um carro seja a melhor opção.
Contudo, se o seu objetivo é começar a trabalhar com aplicativo de carro, por exemplo, o aluguel pode ser vantajoso porque cobre os custos de eventuais problemas e manutenção, sem que você precise se preocupar com eles.
Vantagens e desvantagens em alugar
Para começar, as vantagens em alugar um carro basicamente é tirar da sua responsabilidade coisas que você precisaria se preocupar se você fosse o proprietário do veículo.
Por exemplo, alugando um automóvel, você não precisará se encarregar com:
- A documentação do veículo;
- Contratação de seguro para proteção;
- As revisões obrigatórias do carro;
- Manutenção e eventuais consertos que possam surgir;
- Pagamento de tarifas e tributos como IPVA e DPVAT;
- Desvalorização do modelo do carro no mercado etc.
Tudo isso, são exemplos do que a empresa de locação será responsável e o que estará incluso dentro da sua mensalidade.
Outra vantagem é que alugando um carro você pode escolher o modelo de veículo que quiser e trocá-lo à medida em que não suprir mais as suas necessidades, isso sem grande esforço.
Com o aumento das empresas de aluguel de carro surgindo, a competitividade dos valores também está crescendo, fazendo com que você tenha mais opções de pacotes de aluguéis flexíveis.
Contudo, as desvantagens em alugar um carro está justamente nas tratativas com as empresas que fornecem os veículos.
Isso porque nem sempre você terá boas condições de pagamento, porque existem empresas que exigem um valor específico de limite no cartão de crédito para fazer a reserva.
Além de que você pode se deparar com um aluguel de um veículo do qual você não gosta por questão de indisponibilidade de outros modelos.
Outro ponto também é a questão da finalidade do aluguel. Se você for alugar para uma viagem de fim de semana, por exemplo, os custos com gasolina e valor da diária podem sair muito mais caros do que se você buscasse outras opções para o transporte.
Vantagens e desvantagens em comprar
Uma das grandes vantagens de comprar um carro é ter um patrimônio em seu nome e, muitas vezes, a compra de um carro também está relacionada à uma realização pessoal.
Além disso, ter um carro em seu nome, principalmente se for novo, é símbolo de um status que é muito valorizado na nossa sociedade.
Outro fator de ter um automóvel próprio é que ele estará a seu dispor em qualquer momento, por exemplo, se acontecer alguma emergência você terá um veículo para se locomover com maior facilidade.
Em carros alugados isso pode não acontecer, já que você reserva o veículo apenas por um determinado período de tempo.
Já as desvantagens de comprar um carro giram em torno de tudo o que você precisa arcar para que esse veículo tenha licença para circular pelas ruas.
Além das parcelas de financiamento, você ainda tem que pagar por taxas e impostos como IPVA e DPVAT. Além disso, não dá para abrir mão de seguro do veículo que pode ser mais caro dependendo da idade do proprietário.
Sem contar com os custos com gasolina e imprevistos que podem ocorrer como peças que precisam ser trocadas ou até mesmo multas que podem chegar em seu nome.
Aluguel de carro por assinatura
Uma opção para quem quer focar no aluguel de carro é optar pelo aluguel por assinatura.
Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e é ideal para quem precisa de um veículo diversas vezes, mas não está com intenção de comprar um.
Funciona como uma assinatura de streaming mesmo. A ideia é que você pague uma mensalidade pré-determinada (em planos que podem ser mensais, semestrais ou anuais) e você tem o carro pelo período da escolha do seu plano. Ao final da assinatura, o cliente pode renovar ou não o contrato.
Contudo é preciso ficar atento a alguns detalhes: existem empresas que determinam uma quilometragem máxima que o cliente pode atingir com o carro alugado.
Se passar essa quilometragem, o cliente precisará pagar uma multa. Por isso, se você tem costume de percorrer longas distâncias, talvez essa não seja a melhor opção.
Abaixo você encontra as vantagens e desvantagens de um carro por assinatura.
O que considerar antes de comprar ou alugar carro?
Antes de você tomar a decisão de comprar ou alugar carro, tenha em mente algumas coisas.
A primeira delas é: para que você quer o veículo? Faça essa pergunta internamente e reflita sobre as respostas. Isso porque a finalidade do carro vai dizer muito sobre o que você deverá fazer, comprar ou alugar.
Em segundo lugar, antes de fechar um contrato de aluguel de carro, leia atentamente as regras e restrições que as empresas colocam.
Isso porque existem locadoras que não permitem que o carro seja utilizado fora do território nacional ou até mesmo há empresas que exigem um valor adicional caso o carro sofra algum tipo de acidente.
O que é preciso considerar também é sobre o dinheiro que você precisa ter independente se for uma aquisição ou um aluguel. Reflita se você vai ter como arcar todos os custos que exigem ter um automóvel com você.
Quais os custos de comprar ou alugar carro
Como citado anteriormente, a diferença financeira entre comprar ou alugar carro é bem sutil. Em alguns pontos, a mensalidade de um aluguel acaba sendo maior ou igual à parcela de um carro financiado.
Com isso em mente, reflita se você vai ter dinheiro suficiente para essas transações. É possível pedir empréstimos em bancos confiáveis para comprar um carro caso essa decisão seja mais urgente, mas tome cuidado para não ter ainda mais dívidas.
Lembre-se também que ter um carro é uma dívida que você faz que, sem um planejamento financeiro certo, pode acabar virando uma “bola de neve” de custos em seu nome.
Se você não tem dinheiro suficiente para arcar com mensalidades de um aluguel ou as parcelas de uma compra, então talvez seja bom reconsiderar.
A tabela abaixo apresenta uma comparação entre os custos na hora de comprar ou alugar um carro.
Como escolher entre comprar ou alugar carro
Depois de ler todas as comparações entre comprar ou alugar carro, e agora, qual a melhor escolha para você?
Saiba que escolher entre comprar ou alugar depende muito. Varia entre o seu objetivo final com o veículo e a quantia que você dispõe e está disposto a gastar para ter um.
Por isso, não há uma resposta certa sobre qual vale mais a pena. Apesar da procura por aluguel de carros ter crescido bastante no Brasil, os valores do aluguel estão cada vez mais altos.
Alugar um carro é ideal para quem não quer uma dívida a longo prazo e também para pessoas que tiram a fonte de renda através de veículos como motoristas de aplicativo.
Já a compra de um carro é ideal para quem quer construir um patrimônio, tem dinheiro suficiente para quitar as dívidas e, para quem tem um sonho de ter um veículo no próprio nome.
Como juntar dinheiro para ter um carro
Se você optou por comprar um carro, saiba que existem algumas formas de você adquirir um: pagando à vista, através de financiamento ou por meio de um consórcio.
O vídeo abaixo explica cada um deles e qual a melhor opção para quem quer ser proprietário do primeiro carro.
De toda forma, é preciso que você se planeje financeiramente para que essa nova aquisição não pese no seu bolso ou ao menos não te encha de ainda mais dívidas.
Para isso, comece juntando dinheiro anos antes de comprar o carro. Quanto mais alta a entrada que você conseguir dar, menores serão as parcelas que você terá que pagar com o tempo.
Dessa forma, tente economizar ou procure uma renda extra e guarde todo o dinheiro que entrar com a finalidade de quitar o carro ou dar um bom valor na entrada do veículo.
Lembre-se que você pode guardar esse dinheiro através de investimentos em renda fixa, como uma forma segura de fazer o montante render ou por meio de uma conta poupança digital.
Conclusão
Comprar ou alugar carro é uma decisão que você precisa fazer a partir de um planejamento. Compare todos os custos, coloque na ponta do lápis e veja qual opção mais se enquadra nos seus objetivos e na sua vida financeira.
De modo geral, ter um veículo para você é garantir a sua liberdade de ir e vir, economizar tempo no transporte público e realizar sonhos de poder dirigir da forma como sempre quis!
Gostou desse conteúdo? Tem mais esperando por você: baixe o e-book gratuito sobre como começar a investir com pouco dinheiro!