Todo empreendedor ou investidor já precisou calcular o retorno do investimento para saber se as estratégias e planejamento estão dando certo. Acontece que entre tantas métricas para acompanhar, entender a importância do ROI (retorno do investimento) nem sempre fica tão claro.
Neste artigo você vai descobrir o que de fato é o ROI, como calcular o retorno do investimento e a importância dele para o seu negócio fluir e dar resultados como você espera. Confira!
O que é retorno do investimento (ROI)
O retorno do investimento é comumente chamado de ROI, sigla em inglês que indica essa operação. Ele nada mais é do que o indicativo de quanto você ganhou ou perdeu em cima do seu investimento atual.
Calcular o retorno do investimento pode ser feito em diversas áreas dentro de uma empresa, como por exemplo no setor de vendas e marketing. Mas, também, pode ser utilizado para calcular os investimentos em rendas fixas e variáveis.
Em organizações, o ROI também pode ser calculado quando você investe no negócio não necessariamente com dinheiro em espécie, mas através da compra de máquinas e insumos para produção.
Por que calcular o retorno do investimento
Ao analisar o retorno do investimento da forma certa, você passa a ter noção do que vale a pena investir, e em ações que devem ser cortadas ou minimizadas.
Isso porque calcular o retorno do investimento é uma forma de metrificar os seus resultados, identificar pontos de melhoria e atenção e ser um ponto de partida para planejar ações mais efetivas.
Por exemplo, quando um ROI está muito abaixo do previsto isso indica que algo dentro da operação não está funcionando. Mas, tome cuidado: traçar metas realistas ajudam a entender se de fato o retorno do investimento está adequado à sua empresa.
Outro fator importante em calcular o retorno do investimento é saber identificar o tempo em que os investimentos levam para dar um resultado positivo.
Isso porque dependendo do nicho da empresa e do setor que teve mais investimentos, os resultados demoram para serem observados. Ter o hábito de fazer esse cálculo pode te ajudar a entender o período ideal de retornos
Como calcular o retorno do investimento
Mas, afinal, como calcular o retorno do investimento da forma certa? Para começar é preciso que você entenda que esse não é um cálculo difícil de ser feito, ele é totalmente baseado na fórmula abaixo:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial.
Para ter o valor em porcentagem, você pode calcular como apresentado na imagem abaixo:
Vamos a um exemplo prático:
Imagine que você investiu R$ 10.000 em uma empresa e, após um ano, você obteve um ganho de R$ 1.500. O cálculo do ROI seria:
ROI = (1.500 – 10.000) / 10.000
ROI = -0,85 ou -85%
Isso significa que você perdeu 85% do seu investimento inicial.
Agora, imagine que você investiu a mesma quantia de R$10.000 mas em outra empresa que, após o mesmo período, você teve o retorno de R$ 25.000. O cálculo seria:
ROI = (25.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 1,5 ou 150%
Um retorno de 150% a mais do que você investiu inicialmente!
O que é considerado receita e custo no ROI
No entanto, é preciso ter em mente o que é considerado receita e o que é considerado custo quando se trata de retorno do investimento.
Receita no cálculo do ROI é tudo o que a empresa lucrou através do investimento inicial. Quando se fala em retorno de investimentos em determinada área, por exemplo, a receita é tudo aquilo que foi lucrado pela área através da verba destinada a esse setor.
Já o custo dentro do cálculo do ROI é tudo o que a empresa fornece para conseguir a receita. Ou seja, os custos operacionais com funcionários, equipamentos, espaços, contas fixas e variáveis, etc.
Como interpretar os números do ROI
Contudo, não adianta saber como calcular o retorno do investimento se você não souber como interpretar os números do ROI da forma certa.
Um ROI positivo significa que você teve ganhos e o seu dinheiro inicial rendeu mais lucros. Já um ROI negativo, quer dizer que você teve perdas em comparação com o valor inicial.
No entanto, o ROI não é a única métrica utilizada para calcular os resultados de uma empresa. É preciso juntar os dados interpretados do retorno dos investimentos com outros indicadores, como:
- Lucratividade mensal;
- Custo médio do produto;
- Índice de satisfação do cliente;
- Índice de oportunidades criadas;
- Índice de conversão em vendas;
- Período de conversão, entre outros.
Os resultados de cada indicador, junto com o ROI, vão dizer se seu negócio está no caminho certo.
Isso porque, se o valor do ROI for abaixo do esperado mas você está conseguindo identificar uma notável crescente nas oportunidades, isso significa que o gargalo está na conversão entre oportunidades e vendas.
Assim, não necessariamente todos os processos estão ruins porque o ROI está baixo. Por isso, é importantíssimo saber interpretar todas as métricas relacionadas ao negócio.
Diferença entre ROI e PRI
Agora que você já sabe como calcular o retorno do investimento, é preciso identificar a diferença entre outro indicador para sua empresa: o prazo de retorno do investimento (PRI)
Enquanto o ROI é o valor total do lucro do seu investimento inicial, o PRI foca no tempo em que será possível recuperar e ultrapassar o valor investido.
Isso é extremamente importante para delimitar as metas e ações que a sua empresa pode tomar no período de tempo suficiente. E, também, para alertar os investidores sobre as expectativas com o negócio.
Para calcular o PRI, é necessário dividir o capital investido pelo retorno positivo esperado pelo novo investimento.
Por exemplo, você compra uma máquina para sua empresa de R$15.000 capaz de aumentar as vendas em R$5.000 por ano, o PRI será:
15.000 / 5.000 = 3 anos para ter o retorno inicial.
Dessa forma, ROI e PRI estão intrinsecamente relacionados, apesar de apresentarem dados diferentes. Na imagem abaixo é possível identificar a diferença entre investimento, tempo e, também, a pesquisa para saber se vale realmente a pena investir.
Conclusão
Saber calcular o retorno de investimentos é fundamental para entender onde aplicar da forma certa seu dinheiro, evitando, assim, perdas significativas.
Ademais, o ROI é importantíssimo para ajudar empresários, principalmente aqueles que estão começando como MEI ou ME, a organizarem a gestão e o planejamento do capital da empresa. Afinal, ele auxilia nas metas e ações que podem ser realizadas para aumentar o lucro e garantir bons resultados!
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