Cartão de crédito clonado: saiba o que fazer!

Ter o cartão de crédito clonado é uma possibilidade real nos dias de hoje e é fundamental saber o que fazer nessas situações. 

Atualmente, os criminosos têm diversas formas de agir e não é tão difícil assim quanto parece cair em um golpe. Não é à toa que uma pesquisa do PoderDada de 2021 relatou que 21% dos brasileiros passaram pelo problema. 

Se seu cartão de crédito foi clonado ou você quer se preparar para situações assim, continue o artigo. Explicamos tudo o que você precisa saber!

Como sabe meu cartão de crédito foi clonado?

Em geral, os sinais de que o cartão foi clonado são bem claros. Confira:

Compras desconhecidas

Se apareceu na fatura ou o banco notificou a compra de algo que você não comprou, é indício de que clonaram o seu cartão. Em geral, os bandidos tentam passar valores altos sucessivamente no crédito ou débito.

Lembrando que como, às vezes, esquecemos de certas compras, tente recordar se realmente não foi você que efetuou o gasto (por isso, vale a pena manter um registro financeiro) para evitar alardes desnecessários!

Localidade estranha

Vamos supor que você mora na Bahia e, de repente, o cartão registra uma compra em São Paulo. Esse é um forte sinal de que tem algo errado e é fundamental verificar. Caso não saiba de onde é a compra, procure o nome da empresa no Google e cheque a localização.

Notificações do banco

Atualmente, justamente devido a inúmeros golpes, os bancos investiram bastante em tecnologias de segurança. Eles próprios enviam notificações informando que bloquearam ou limitaram as operações por atividade suspeita. 

Por isso, mantenha sempre as notificações da sua instituição financeira ativas e tenha o hábito de olhar o aplicativo!

Dinheiro sumindo gradualmente

Nem sempre os criminosos efetuam saques de uma vez. Às vezes, eles realizam operações pequenas aos poucos para não levantar suspeitas e passam despercebidos por um tempo. 

Para casais que utilizam conta conjunta ou até mesmo pais que colocam os filhos como dependentes no cartão, pode levar um bom tempo até as operações levantarem suspeitas, já que um pode pensar que é um gasto do outro e vice-versa. 

Se possível, sempre anote as compras e fique de olho na fatura para identificar caso tenha o cartão de crédito clonado.

Como o cartão pode ser clonado?

Uma das primeiras perguntas que surgem ao ter o cartão de crédito clonado é: como?

Hoje, existem diversas maneiras para os golpistas agirem:

1 – Phishing

Phishing significa “pescaria” em português. O nome faz jus ao funcionamento do golpe: os criminosos utilizam uma “isca” para poder atrair vítimas e clonar o cartão. 

Basicamente, eles atraem as pessoas com empréstimos com condições incríveis, investimentos com resultados impressionantes, cartão de crédito com limite alto para negativado… 

Enfim, ofertas “boas demais” para ser verdade. Na hora, eles pedem os dados bancários e a pessoa fornece na inocência. Quando percebe, é tarde demais e termina com o cartão clonado.

2 – Compartilhamento de dados

Quem nunca emprestou o cartão para um amigo ou familiar?

Então, nesse processo de emprestar para poder ajudar, dividir a compra ou qualquer outro motivo, algumas pessoas anotam os dados do cartão ou até mesmo enviam por WhatsApp.

Se o celular for roubado ou a pessoa perder o papel por qualquer motivo, além do próprio prejuízo, você ainda pode ter o cartão clonado.

3 – Maquininha de cartão

Hoje em dia, é menos comum porque a maioria dos cartões utilizam criptografia para proteger as informações, mas ainda existem máquinas que duplicam os dados do cartão na hora de passar a comprar. 

Outro golpe comum é solicitar que a pessoa insira a senha no lugar errado, grave os dados e utilize para realizar alguma operação financeira mais tarde.

4 – Cadastro em aplicativos/sites falsos

Existem duas maneiras principais:

  • clonagem de site: criminosos criam versões falsas de sites originais e confiáveis, como ITAÚ, e se passam pela instituição, solicitando dados de acesso e informações confidenciais.
  • site falso: eles criam um site com uma fachada de loja ou qualquer comércio normal, solicitam os dados para pagamento e clonam o cartão.

Cuidado com o cadastro de informações em sites para não ter o cartão de crédito clonado.

5 – Foto do cartão

Sabe quando você está na rua e se distrai com o cartão em uma loja ou restaurante? 

Então, muitas vezes, é sem perceber, mas os criminosos se aproveitam para tirar foto dos dados de trás do cartão e, quando você percebe, está com o cartão clonado.

Cartão de crédito clonado: o que fazer?

Ok, meu cartão foi clonado. E agora? O que fazer? O primeiro passo é manter a calma e fazer o seguinte:

Solicite o bloqueio imediatamente

Assim que perceber, acesse o aplicativo do seu banco ou ligue imediatamente para cancelar. Quanto mais rápido você agir, melhor para resolver o problema.

Como os bancos possuem aplicativo hoje, basta acessar, buscar por “cartões” e bloquear. Caso não tenha o app ou facilidade com tecnologia, dirija-se a uma agência física ou busque outros canais de atendimento.

Entre em contato com o banco

Feito isso, caso os bandidos consigam comprar ou transferir dinheiro, é preciso entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o estorno do valor, o que é assegurado pelo direito do consumidor, como descrito no artigo 14:

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Nesse caso, seu desafio maior pode ser comprovar o golpe financeiro.

Registre o boletim de ocorrência

Por fim, considerando que você sofreu um crime, é fundamental registrar ocorrência. Hoje, é possível fazer o boletim sem sair de casa, então, você nem precisa se dirigir a uma delegacia. De qualquer forma, é importante que as autoridades fiquem cientes da ação dos criminosos e possam agir de alguma maneira.

Lembre-se que se os criminosos chegaram a fazer alguma compra ilegal, por exemplo, ela estará no seu nome, então, é bom prevenir problemas futuros. 

Cuidados para não ter o cartão de crédito clonado

  • Não deixe o cartão de crédito exposto em qualquer lugar
  • Prefira utilizar o cartão virtual em compras online 
  • Atenção na hora de emprestar os dados do cartão para outras pessoas
  • Sempre verifique a segurança das páginas
  • Lembre-se que operadores de instituições financeiras não entram em contato pedindo senha do cartão ou outras informações sigilosas
  • Fique sempre de olho das atividades da sua fatura