Ação ordinária e preferencial: qual é a diferença?

Qual é a real diferença entre ação ordinária e preferencial? O que muda de uma para outra? Qual vale mais a pena?

Para quem entrou no universo acionário por agora, essa é uma das primeiras dúvidas que podem aparecer em relação às ações.

E estamos aqui para responder!

Nesse artigo, explicamos detalhadamente a diferença entre ação ordinária e preferencial para você entender! Continue a leitura…

O que é ação ordinária (ON)?

Ação ordinária é um tipo de ação que confere o direito de voto nas decisões da empresa, ou seja, você tem mais direitos em relação à companhia. 

Nesse caso, o peso do voto varia conforme a quantidade de ações. Quanto maior o volume, maior é o seu poder — o que pode não ser tão interessante para o investidor com capital pequeno.

Como acionista minoritário, a Lei das Sociedades Anônimas é a responsável por garantir a possibilidade de vender suas ações por um preço justo caso ocorra uma mudança no controle acionário da empresa. 

Ou seja, caso os acionistas controladores recebam uma oferta de compra, você também tem o direito de vender por pelo menos 80% do valor — algumas organizações oferecem 100%.  

Características

Para entender a diferença entre ação ordinária e preferencial, confira as características da ordinária:

✅ Direito a participar e votar em assembleias de acionistas. Em caso de eleição de membros do conselho de administração e a aprovação de alterações estatutárias, por exemplo, você pode influenciar na decisão.

✅ Em caso de venda, o acionista tem direito a parte dos lucros remanescentes da organização. 

✅ Recebimento de dividendos após os acionistas preferenciais. 

Exemplos 

As ações ordinárias possuem o número “3” ao final. Por exemplo:

  • ITUB3 (Itaú)
  • GGBR3 (Gerdau)
  • PETR3 (Petrobras)
  • BBDC3 (Bradesco)

O que é ação preferencial (PN)?

Ação preferencial é aquela que oferece preferência no pagamento de dividendos, acumulação das preferências e vantagens e reembolso do dinheiro investido. 

Basicamente, em situações de distribuição de lucro ou fechamento da organização, o investidor com ações PN possuem prioridade na ordem de recebimento. Com isso, tem um pouco menos de risco envolvido na operação. 

Contudo, não oferece o direito ao voto e podem ter diferentes classes. 

Características

✅ Prioridade no recebimento de dividendos, reembolso e demais vantagens.

✅ O pagamento de dividendos deve corresponder a pelo menos 25% do lucro líquido do exercício. 

✅ Possibilidade de dividendos maiores — pelo menos 10% maior do que cada ação ordinária. 

✅ Pode ser convertida em ordinária.

Exemplos

As ações preferenciais são identificadas com “4” ao final do código. Por exemplo:

  • ITUB4 (Itaú)
  • GGBR4 (Gerdau)
  • PETR4 (Petrobrás)
  • BBDC4 (Bradesco)

Ação ordinária e preferencial: qual é a diferença?

Como você reparou, ação ordinária e preferencial representam frações de empresas, existem algumas diferenças bem significativas. Confira:

Direito de voto

Ações ordinárias concedem direito a voto e possibilidade de participação de decisões aos seus acionistas, enquanto as ações preferenciais não possuem essa “vantagem”. 

Ordem de pagamento

Em caso de liquidação da empresa, os acionistas com ações preferenciais têm prioridade no reembolso do dinheiro de suas ações, ao passo que os detentores de ações ON vem logo em seguida.

Distribuição de dividendos 

Da mesma forma, os acionistas com ações preferenciais recebem a distribuição de dividendos antes dos acionistas ordinários. Além disso, podem receber até 10% mais dividendos.

Risco

Como os preferenciais recebem primeiro, o risco é menor para quem tem esse tipo de ação. Se o dinheiro restante, por exemplo, for o suficiente apenas para o preferencial, o ordinário pode receber menos ou, no pior dos casos, não receber. 

Liquidez

Por ter uma oferta maior na Bolsa de Valores, você pode negociar a ação preferencial com mais facilidade no mercado, enquanto a liquidez pode ser um pouco menor para a preferencial.

Diferença entre ação ordinária e preferencial

Ação Ordinária Ação Preferencial
Direito a voto Não tem Tem
Prioridade no pagamento de dividendos, reembolso e demais vantagens. Maior Menor
Risco Maior Menor
Liquidez Maior Menor

Quando investir em ação ordinária ou preferencial?

A escolha entre ordinária e preferencial varia conforme o seu objetivo. 

Se você quer participar de votações e ter uma relação mais próxima com o negócio, a ação ordinária é a ideal. Caso queira apenas investir no ativo e ganhar prioridade em relação a reembolso ou dividendos, a preferencial é a melhor. 

Outro critério adotado é o poder aquisitivo. Quem tem menos dinheiro para investir prefere as ações preferenciais, já que, como o poder do voto varia de acordo com a quantidade de ações, então, não teria um efeito muito significativo em uma grande companhia. 

Vale lembrar que, embora um tipo de ação tenha um pouco menos risco do que a outra, ambas estão sujeitas a volatilidade e, portanto, o recomendado é o investidor ter o perfil arrojado.

Escolher entre ação ordinária e preferencial depende diretamente do seu objetivo.

Como investir em ação ordinária e preferencial?

Confira o passo a passo para fazer investimentos em ação:

Crie a conta em uma corretora

Primeiro, escolha a corretora de valores

Existem diversas disponíveis online, então, selecione conforme: 

  • preferências;
  • taxas mais baixas; 
  • feedbacks de clientes;
  • credibilidade no mercado.

Algumas das mais populares hoje em dia são:

Transfira o dinheiro 

Após criar a sua conta, a corretora disponibiliza os dados bancários, então, basta transferir o dinheiro para a sua conta. 

Em dias úteis, os recursos entram em poucos minutos.

Escolha o seu ativo 

Em seguida, vem a etapa de escolha do ativo. 

Nesse momento, o ideal é que você já tenha avaliado o ativo, analisando indicadores financeiros, governança e outros critérios de seleção. 

Lembre-se de considerar os seus objetivos na hora de escolher. 

Pesquise o código no home broker

É nesse momento que você vai escolher entre ação ordinária e preferencial. Se for ordinária, pesquise pelo código do ativo + 3. Caso seja preferência, busque pelo código do ativo + 4.

Mande a ordem

Feito isso, preencha a quantidade de ações e o preço desejado. Por fim, mande a ordem de compra e aguarde a execução da ordem. 

Pronto! Você virou sócio da empresa.

E então? Prefere ação preferencial ou ordinária? Esperamos que a gente tenha ajudado com esse conteúdo. Aproveite e continue acompanhando o conteúdo do blog!