Pedir aumento de salário parece ser uma tarefa desafiadora. Isso porque a conversa envolve usar um tom de voz adequado e argumentos assertivos.
Sobretudo, é preciso se preparar para esse momento e fazer uma auto-análise. Se você é colaborador de uma empresa, certamente já passou por essa situação ou ainda vai passar por ela.
Não sabe como pedir aumento de salário? Então, não deixe de conferir esse conteúdo! Ao longo dele você descobrirá 5 dicas certeiras que ajudarão você a alcançar esse objetivo! Vamos lá?
1. Entenda o momento certo
Em primeiro lugar, antes de pedir o aumento de salário, procure saber qual o momento vivenciado pela empresa.
Isso porque caso a empresa esteja no vermelho ou enfrentando redução nos números das vendas do produto ou serviço, dificilmente haverá orçamento para suportar um aumento salarial.
Dessa forma, a dica é se manter atento e procurar observar o contexto. Assim, você descobrirá qual o momento mais propício.
Paralelamente, tenha a sensibilidade de abordar o seu chefe em um momento tranquilo e favorável. Isso significa aproveitar determinadas aberturas.
Por exemplo, se o seu superior anda preocupado com algum problema particular ou passando por uma situação difícil, considere deixar a conversa para uma outra oportunidade.
2. Faça uma autoavaliação
Para pedir o aumento de salário, você precisa estar munido de bons argumentos. Afinal, dizer que está endividado não é uma justificativa para o seu patrão aumentar o pagamento.
Portanto, na hora de reunir argumentos, faça uma autoavaliação. Nos últimos tempos, você conseguiu contribuir de forma significativa para os lucros da empresa? Seja honesto consigo. Caso você peça demissão, a sua ausência será sentida?
Você é um funcionário exemplar, ou seja, cumpre seu horário à risca e quase não se atrasa? A função que você tem hoje, pode ser facilmente substituída por outra pessoa? Ou você possui um diferencial especial que é vantajoso para a empresa?
Esses tipos de perguntas permitem que você faça uma autoavaliação sincera e coerente.
E é justamente por meio desses argumentos que você pode conseguir o tão sonhado aumento de salário.
3. Não tenha medo
É normal sentir medo, apreensão e ansiedade ao pedir o aumento de salário. Isso porque a situação é naturalmente um pouco desconfortável, tanto para você quanto para o patrão.
No entanto, não permita que esse medo te paralise! Em determinados momentos da vida, todos nós precisaremos enfrentar situações delicadas, eventualmente.
Para que a conversa se torne suave e mais harmônica, a dica é ensaiar. Porém, isso não significa decorar o discurso! Na verdade, a ideia consiste em se planejar e se preparar para o diálogo.
Não sabe por onde começar? Sem problemas! Reunimos algumas ferramentas e maneiras que podem ajudar você a adquirir a coragem necessária e a transmitir com assertividade as mensagens, confira!
Aprenda técnicas de oratória
É possível aperfeiçoar a arte de falar por meio de técnicas de oratória. Nesse sentido, vale investir em cursos online, por exemplo. Há diversas opções de destaque no mercado, entre elas:
- Professional Education – curso online sobre comunicação persuasiva;
- EVOLiVE – escola de comunicação e oratória;
- Udemy – guia de oratória para falar bem em público;
- Conquer – curso online de comunicação e oratória.
Treine com um amigo ou parente
Procure simular a conversa com um amigo ou parente. Imagine que está tendo o diálogo com o chefe e peça para o seu interlocutor fazer perguntas. Esse exercício pode ajudar a perder o medo e a adquirir confiança.
Leia livros sobre o assunto
Ler materiais educativos e livros sobre comunicação persuasiva é outra maneira interessante de se preparar para a conversa. Há conteúdos que ensinam técnicas baseadas na psicologia e no estudo comportamental que podem ser úteis. Confira uma pequena seleção de obras sobre o tema:
- Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional – Maytê Carvalho;
- TED: Falar, convencer, emocionar – Carmine Gallo e Cristina Yamagami;
- As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar – Robert B. Cialdini;
- Como falar em público e encantar as pessoas – Dale Carnegie;
4. Justifique sua solicitação
Sobretudo, é preciso fazer o seu chefe entender que o aumento de salário é justificável.
Um erro muito comum na hora de pedir aumento é compartilhar dramas pessoais e mencionar a existência de dívidas.
No entanto, você precisa saber que, por mais que haja aproximação com o seu chefe, a relação se baseia no contrato de trabalho. Portanto, procure mostrar o por que você merece esse aumento considerando o âmbito profissional.
Quais os benefícios que você tem proporcionado para a empresa? A sua atuação tem demonstrado retornos positivos? Fazer um case de sucesso pode ajudar a visualizar os motivos de um aumento salarial ou até mesmo de uma promoção de cargo.
Para tanto, estruture em powerpoint ou em um documento uma situação em particular que você alcançou resultados animadores.
5. Esteja preparado para a conversa
Por fim, esteja preparado para a conversa. Parece óbvio mas, muitas vezes, a ansiedade acaba nos levando a agir por impulso. Nessas situações, é comum que todo o preparo se perca.
Para evitar que isso aconteça, caso perceba que o momento é favorável, peça para agendar uma reunião com o seu chefe.
No dia da reunião, vista roupas confortáveis e cuide para que a imagem a ser transmitida seja de seriedade, confiança e comprometimento.
Preparou um case de sucesso? Lembre-se de levar o material impresso ou o pen drive.
Sobretudo, encare como uma conversa. Assim, o diálogo se tornará natural e você eliminará a pressão sobre si.
Por fim, a dica é não esperar a resposta no mesmo dia. Isso porque o aumento de salário implica em revisar o orçamento da empresa e incluir o valor no planejamento financeiro, o que pode levar tempo.
Além disso, é provável que o seu chefe precise conversar com outros setores, como o RH e o financeiro ou até mesmo o CEO.
Bônus: Esteja preparado para mais responsabilidades
Diante do pedido de aumento de salário, caso o chefe julgar a solicitação condizente, há chances de que você seja promovido de cargo.
Se isso ocorrer, espere e esteja preparado para assumir mais responsabilidades. Por exemplo, se você passar de analista pleno para analista sênior, o salário aumenta e, junto com ele, também as atribuições.
Portanto, tenha isso em mente ao refletir sobre o pedido de aumento de salário. Caso não se sinta preparado para essa evolução profissional, considere esperar um pouco mais para ter essa conversa. Assim, você tem tempo de se preparar melhor para os desafios que podem vir.
Argumentos para usar ao pedir um aumento salarial
Além das dicas acima elencadas, há argumentos que costumam ser eficientes para o pedido de aumento salarial. Pensando nisso, reunimos alguns que podem ser bastante úteis, confira-os!
Relembre seus feedbacks
O seu histórico de feedbacks é animador? Então, utilize-os a seu favor! Lembre-se de que o seu chefe costuma passar feedbacks para muitos funcionários e pode ter dificuldade de recordar dos seus.
Por esse motivo, crie o hábito de anotar os principais pontos debatidos nos feedbacks. Eles podem ajudar futuramente em situações como essa e se tornarem insights para melhorias.
Mostre sua evolução
Muitas pessoas focam o tempo de casa para justificar o pedido de aumento salarial. No entanto, mais que a quantidade, a qualidade costuma pesar mais.
Por exemplo, você pode ter apenas 1 ano na empresa e, durante esse período, ter alcançado feitos e resultados impressionantes. Perceba que é o impacto que você causa que conta e não o tempo de serviço.
Portanto, antes de pedir o aumento de salário, analise a sua trajetória e evolução dentro da organização. Durante a conversa com o chefe, procure expressar que o aumento de salário é importante para que a sua evolução profissional seja reconhecida.
Debata sobre seus resultados e performance
Nesse tipo de conversa, é fácil se distanciar do âmbito profissional e trazer à tona problemas financeiros pessoais, o que não é interessante.
Procure se ater a debater os seus resultados e a reforçar a alta performance na função. Afinal, o objetivo é que o seu chefe visualize o diferencial que você oferece e os ganhos que você pode trazer para o negócio.
Respeite os limites
Cada pessoa possui sua própria personalidade. Algumas possuem um jeito mais suave de falar, outras são mais diretas, o que é normal.
Entretanto, em situações delicadas como no pedido de aumento salarial, é preciso cuidar para que o tom de voz não seja agressivo, intimidador ou rude.
Sobretudo, respeite os limites e, independente da reação do interlocutor, mantenha a compostura e a educação.
Embora seja importante manter-se positivo e otimista, afinal, não se sabe como o chefe reagirá diante do pedido.
Caso ele seja enfático e breve e apenas responda com uma negativa, pode não ser interessante insistir. Portanto, vale reforçar, respeite os limites e não envolva a sua vida pessoal na conversa.
Recebi um “não”, e agora?
Na pior das hipóteses, você pode ouvir uma negativa diante do pedido de aumento de salário.
Se isso acontecer, não desanime! Afinal, são diversos os fatores que podem ter influenciado na resposta do seu chefe e nem sempre eles dizem respeito a você ou à sua performance.
Nesse momento, é importante avaliar o cenário e entender o porquê da recusa. Delicadamente, pergunte o motivo, se houver abertura. Procure expressar que você está disposta a crescer na empresa e que gostaria de saber o que é preciso fazer para atingir essa meta.
Reveja os seus objetivos
Se entender que não há fundamento para o “não” recebido, considere rever a possibilidade de mudar de emprego. Afinal, você também precisa ter o seu trabalho reconhecido e receber um valor justo pela função desempenhada.
Esse é o seu caso? Tenha paciência e elabore um plano de carreira. Pesquise empresas que gostaria de trabalhar, atualize o currículo e procure fazer cursos de capacitação, faculdade ou especialização na sua área.
Porém, vale destacar que, por mais que esteja eventualmente chateado, não é interessante agir por impulso! Faça uma reserva financeira, junte dinheiro e considere pedir demissão somente após conseguir, de fato, outra oportunidade.
Nessa etapa, cadastrar o currículo em sites de emprego pode ser uma boa estratégia. Há diversos portais de recrutamento que você pesquisar vagas e se candidatar, entre eles:
- Catho;
- Infojobs;
- Vagas.com;
- Indeed;
- Conceito 3W;
- Randstad;
- Luandre;
- Recruta Simples;
- Linkedin (rede social voltada para o mercado de trabalho que também divulga oportunidades de emprego).
E você, está pronto para pedir o aumento de salário? Considere seguir as nossas dicas e esteja preparado para qualquer cenário. Sobretudo, lembre-se de manter a calma e procure conduzir a conversa com respeito e profissionalismo!
Esse conteúdo foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão outros materiais como esse!