Cartão de crédito para negativado: conheça as opções

Se por algum motivo você está com problemas de inadimplência, mas ainda assim precisa de um cartão de crédito para pagar suas dívidas, saiba que você não está sozinho e para isso tem solução! 

Existem diversas maneiras de conseguir cartão de crédito para negativado, e neste artigo, você saberá, de forma simples, qual o melhor para você. 

Cartão de crédito, a atração dos brasileiros

Antes de começar, é preciso entender este cenário no Brasil.  De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC, mais de 52 milhões de brasileiros usam cartão de crédito como forma de pagamento.

Além disso, 29% das pessoas têm de cinco a mais cartões de crédito! Esse é um dos métodos de pagamento mais procurados e não é à toa. 

As facilidades que o cartão promove é um atrativo clássico, além de garantir pontos em lojas, produtos e serviços. 

Contudo, nem todo mundo consegue estar apto para ter um cartão aprovado. Alguns bancos exigem boas pontuações no Serasa, assim como nenhuma inadimplência ou atrasos de pagamentos.

Só esses fatores podem contribuir para dificultar a vida de quem realmente precisa de um cartão de crédito. 

É por isso que aqui você descobrirá 2 formas de obter um cartão de crédito para negativado. 

É possível obter cartão de crédito para negativado?

Sim, é possível obter cartão de crédito para negativado, porém é preciso pesquisar bem antes de escolher o melhor para você. 

Isso porque dependendo do banco que você escolher para utilizar o cartão, as taxas e juros podem ser tão altas que não compensam. 

O ideal é que você obtenha um que ofereça zero anuidade e com baixos juros rotativos.

A anuidade é o valor cobrado pelo banco (e pela bandeira do cartão) para fazer a manutenção de todos os benefícios que lhe oferecem. Essa tarifa é cobrada mensalmente e fica discriminada na sua fatura. 

Já os juros rotativos, são cobrados quando você não consegue arcar com o pagamento do valor total da fatura, e precisa parcelar. 

Cartões que têm um valor médio baixo para esses juros e taxas podem ser uma grande saída para você que já está negativado ou com alguma inadimplência. 

Agora, é hora de entender quais as duas melhores formas de obter cartão de crédito para negativado e saber, brevemente, quais os bancos que dão essas opções. 

Cartões pré pagos

Os cartões pré pagos funcionam da mesma forma que um telefone pré pago, por exemplo. Você coloca um saldo no cartão e o utiliza até acabar a quantia que tinha inserido. 

Neste caso, você não tem uma fatura para pagar ao final do mês, já que tudo o que consumiu foi exatamente o valor que você já tinha colocado anteriormente. 

Mas, eles são uma boa alternativa para aqueles que precisam de cartão de crédito para negativado.

As vantagens do cartão pré pago é que com ele se consegue ter mais controle do seu dinheiro e, além disso, nenhum deles possuem anuidade. 

Agora, para você que precisa de um cartão para negativado, esse modelo é ainda melhor, uma vez que para obter um não precisa de comprovação de renda, nem análise de CPF, muito menos idade mínima para utilização.

Um outro benefício de se ter um cartão pré-pago é que, na maioria das vezes, a aprovação é na hora. Ou seja, a facilidade para conseguir um pode te ajudar e muito.

Porém, existem também alguns pontos de atenção que é necessário saber antes de pedir o seu cartão pré pago. 

Mesmo que não haja anuidade, algumas tarifas podem ser cobradas, a depender do banco, como taxas de:

  • Adesão;
  • Mensalidade;
  • Recarga;
  • Saque.

O ideal é que você analise qual instituição financeira que tem esse recurso de cartão pré pago, possui o melhor custo x benefício levando em consideração as taxas fixas e o limite de crédito. 

Dito isso, vamos a alguns exemplos de cartões de crédito pré pago.

PagBank

O cartão pré pago do PagBank não possui altas taxas, na realidade o único valor  que é preciso pagar antes é uma tarifa de R$12,90 no pedido do cartão. 

Para solicitar é só acessar o site e fazer o seu cadastro. O cartão físico chegará em até 15 dias. 

Você pode recarregá-lo através do seu saldo no próprio aplicativo ou fazer essa recarga com boletos bancários, depósitos etc.

Este cartão pode ser utilizado em jogos, viagens, controle de despesas etc. 

Mercado Pago

O cartão pré pago do Mercado Pago não possui nenhuma taxa, nem para emissão. Ele funciona como um crédito à vista que é debitado automaticamente da sua conta no Mercado Pago, mas há limites diários para os débitos e saques.

Uma das formas de recarregar este cartão é através das Casas Lotéricas e, você faz todo o controle dos seus gastos e saldos através do próprio aplicativo.

Uma das grandes vantagens para quem precisa de cartão de crédito para negativado é que o Mercado Pago não faz consulta no Serasa para aprovação.

Para solicitar o seu é só fazer o seu cadastro e abrir uma conta no Mercado Pago. 

Cartão Proteste Mastercard

O cartão pré pago Proteste Mastercard não obriga você a ter uma conta para receber o crédito. E, além do mais, também não é avaliado o seu score, então se está negativado, é uma boa opção.

A Proteste não possui anuidade nem taxa de adesão inicial, apenas é cobrado o valor de R$14,90 para emissão de segunda via. 

Duas grandes vantagens é que ele pode ser usado internacionalmente e possui cashback. Para solicitar é só entrar no site e fazer seu cadastro. 

Cartão Trigg

O cartão pré pago Trigg também tem vantagem de cashback, em que para cada compra o usuário recebe até 1,3% do valor de volta. 

Um dos grandes benefícios da Trigg é que dá para acompanhar tudo pelo celular, através do aplicativo. Desde a solicitação do cartão até as compras que foram realizadas e os saldos do mês.

O cartão Trigg também possui sistema de aproximação e é tão tecnológico que permite compras através da Band, pulseira que funciona com aproximação.

Cartões consignados 

Se você ainda não acha que os cartões pré pagos são boas opções para o seu momento financeiro mas precisa de um cartão para negativado e é aposentado ou servidor público, então os consignados podem ser uma escolha mais segura.

Isso porque os cartões consignados funcionam como um crédito comum, porém, ele só é liberado para pessoas que tenham acesso ao empréstimo consignado.

O cartão consignado é uma boa opção para quem está negativado porque, assim como os pré pagos, não são analisadas consultas do CPF ou score no Serasa

A única coisa que muda a partir da sua renda é o limite que as instituições financeiras liberam, que equivale a 5% da sua renda líquida. 

Uma outra vantagem dos cartões consignados é que eles permitem o saque usando o limite do cartão. Dependendo da instituição financeira, pode-se usar até 90% do limite para sacar o dinheiro!

Veja agora quais são os maiores cartões consignados no Brasil.

BMG Card Consignado

O BMG Card Consignado é exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Ele possui uma das taxas mais baixas do mercado para esse público.

Neste cartão o valor da mínimo de pagamento da fatura é descontado diretamente no salário de quem solicitar. 

Ele também serve como cartão internacional e as faturas também podem ser pagas de forma parcelada. 

Para solicitar é só entrar no site, preencher os dados, escolher a melhor a oferta que mais se enquadra para você e finalizar o pedido.

Cartão Inter Consignado

O cartão Inter Consignado também é para um público específico: aposentados e servidores públicos, porém, se restringe a:

  • INSS;
  • SIAPE;
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
  • Governo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ele também desconta a fatura na folha de pagamento, mas sua grande vantagem é conseguir sacar até 90% do limite do cartão.

Não há consultas de score de crédito e esse cartão pode ser usado internacionalmente. Para solicitar é só entrar no site e preencher o cadastro.

  • Cartão Olé Consignado

O Cartão Olé Consignado também é reservado para quem tem convênio no INSS e é servidor público. Mas nesse caso, cada categoria possui uma taxa diferente. 

  • INSS – Taxa: 3,0% a.m.| CET: 3,16% a.m. e 45,34% a.a.
  • Federal – Taxa: 3,35% a.m.| CET: 3,52% a.m. e 51,54% a.a.
  • Estaduais – Taxa média: 4,50% | CET: 4,71% a.m. e 73,70% a.a.
  • Municipais – Taxa média: 4,00% | CET: 4,19% a.m. e 63,72% a.a.

Da mesma forma como os demais, este cartão desconta na folha de pagamento o valor mínimo da parcela. 

Para solicitar é só acessar o site, informar qual tipo de convênio você tem e qual a melhor opção de crédito para você.

Cartão Bradesco Elo Consignado INSS

Cartão Bradesco Elo Consignado INSS é totalmente dedicado aos aposentados e pensionistas. Mas, funciona como um crédito comum. 

A grande vantagem é que você pode fazer saque emergencial em qualquer banco 24h.

Além disso, ele também é válido para usos internacionais e pode até mesmo requerer um cartão adicional para outrem. 

Para solicitar o seu basta solicitar através do site ou em uma agência mais próxima. 

Cartão Caixa Simples

O Cartão Caixa Simples é para aposentados e servidores públicos com menos de 75 anos. O limite do cartão também é referente a 5% do seu salário e o pagamento da fatura também é feito na folha. 

O grande benefício aqui é que você pode solicitar até 70% do limite do cartão como dinheiro na sua conta da Caixa.

Para solicitar é necessário ir em uma Agência Caixa.

O que analisar na hora de escolher seu cartão de crédito para negativado

Antes de escolher qual o melhor tipo de cartão de crédito para negativado, se você está inadimplente ou com nome sujo, é preciso ficar muito atento a qual modalidade de cartão escolher.

Isso porque a ideia é fazer com que você tenha mais facilidade financeira e não que entre em mais dívidas. 

Por isso, a primeira coisa a analisar são as taxas dos cartões de crédito para negativados.

Assim como foi dito anteriormente, é preciso procurar cartões que não tenham anuidade e que tenham juros rotativos baixos.

Outras tarifas precisam ser levadas em consideração, como:

  • Multa por atraso de pagamento: não pode ultrapassar 2% do valor, independente de quanto tempo você atrasou o valor da fatura. 
  • Juros de mora: não podem ultrapassar 1%, e também são referentes ao atraso do pagamento da fatura.
  • Taxas de saque: algumas instituições permitem o saque do dinheiro do cartão, porém, existem algumas taxas que ficam para o banco ao sacar o dinheiro. 
  • Taxas de emissão de primeira ou segunda via: são cobrados um valor específico para emitir o cartão de crédito.
Taxas de bancos para quem precisa de cartão de crédito para negativado. FONTE: PODER360

Taxas de bancos para quem precisa de cartão de crédito para negativado. FONTE: PODER360

Lembre-se, você precisa escolher o melhor custo x benefício para a sua situação. 

Um cartão de crédito para negativado ideal é aquele com as taxas e juros mais baixos e que tenha uma boa forma de pagamento da fatura. 

Como aumentar o score para conseguir melhores cartões

Contudo, há algumas formas de você conseguir aumentar o seu score e sair da inadimplência para ter opções de cartões de crédito.

Aqui vão 3 dicas práticas para isso:

  1. Pague todas as suas dívidas. Tente ao menos quitar as maiores e com mais juros e tente negociar as mais baixas.

  2. Planeje-se financeiramente. Tenha um controle de gastos mensal para não se perder em dívidas novamente.

  3. Atualize seus dados no Serasa e limpe o seu nome. Para aumentar o score você precisa de um CPF limpo sem dívidas. Acesse o Serasa e faça o passo a passo.

Dessa forma, você conseguirá ter melhores opções de créditos e uma vida financeira muito mais saudável.

Mas, se você ainda precisa de um cartão de crédito para negativado, não esqueça de identificar o que melhor funciona para a sua realidade!