“Como comprovar renda sendo autônomo?”
Seja para fazer um contrato de locação de imóvel, seja para financiar um carro, seja para pedir um empréstimo ou até mesmo solicitar o aumento do limite do cartão de crédito: vão pedir comprovação de renda em algum momento.
Esse documento serve para a instituição ter a garantia de que você recebe o suficiente para arcar com os custos da operação.
Contudo, como é que o empreendedor faz para comprovar? Esse é um problema que muitos enfrentam e, por vezes, até perdem oportunidades de transação por não saber comprovar corretamente a sua renda.
Nesse artigo, listamos algumas formas de comprovar renda sendo autônomo e dicas extras para não ter problema com isso! Continue lendo…
O que é considerado trabalho autônomo?
Trabalho autônomo é todo aquele em que o profissional exerce um ofício sem vínculo empregatício. Ele atua de forma independente, oferecendo o seu trabalho de diferentes formas, segundo as suas próprias condições.
É como se fosse o próprio chefe e funcionário ao mesmo tempo. Dentro dessa categoria, temos uma lista enorme de trabalhadores, incluindo:
- Manicure
- Cabeleireira
- Mecânico
- Fotógrafo
- Programadores
- Taxistas
- Contadores
Além desses, temos os empreendedores que possuem, por exemplo, um restaurante ou escritório de advocacia.
5 formas de como comprovar renda sendo autônomo
A comprovação de renda é solicitada em diferentes ocasiões, mas, principalmente, em operações financeiras, como financiamento imobiliário, empréstimo, locação imobiliária, entre outros.
Para o trabalhador CLT, basta mostrar a carteira de trabalho ou o holerite. Contudo, no caso do autônomo, a verificação é diferente, ainda mais porque a sua renda pode ser variável.
A seguir, explicamos as principais formas de como comprovar renda sendo autônomo:
1 – Declaração de Imposto de Renda (IR)
Ao declarar a renda, você informa todas as suas receitas dentro do ano anterior, então, basta utilizar a Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Por ser um documento oficial, as instituições financeiras aceitam sem grandes problemas.
Para conseguir a cópia da sua declaração, basta seguir os seguintes passos:
- Acessar algum dos canais: você pode acessar via Web ou aplicativo (Apple | Android) ;
- Selecione a declaração desejada: no e-CAC, você poderá selecionar a declaração e os períodos específicos para os quais deseja obter a cópia.
- Baixe a cópia: após selecionar o período, você poderá baixar as cópias em formato PDF. Siga as instruções fornecidas no portal para concluir o processo de download.
2 – Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)
Caso tenha clientes fixos e maiores, você pode solicitar a emissão do Recibo de Pagamento de Autônomo. Trata-se de um recibo emitido pelo contratante para comprovar o pagamento a pessoas contratadas sem vínculo empregatício (autônomos).
É mais direcionado para aqueles profissionais que não possuem CNPJ e trabalham como pessoa física mesmo. Se for o seu caso, você pode solicitar a empresa.
3 – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)
Para quem já tem contador para regularizar a atividade, outra opção de como comprovar a renda sendo autônomo é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.
Esse é um documento emitido pelo contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Ele comprova os rendimentos do autônomo com base em valores recebidos em determinado período.
Desse modo, se você tiver um contador, pode solicitar para ele. Para conseguir, será necessário apresentar alguns documentos, como:
- cópia do recolhimento do DAS com soma
- escrituração no livro-caixa
- lançamentos de pró-labore
- guia de recolhimento do FGTS (GRF)
- entre outros
4 – Extratos bancários
Nem toda instituição aceita os extratos bancários, então, essa não é a melhor alternativa de como comprovar renda. No entanto, vale a pena verificar a possibilidade com a empresa. Nesse caso, os extratos devem mostrar as entradas de dinheiro a partir do depósito de clientes.
5 – DASN-SIMEI
Se você é MEI e quer saber comprovar renda sendo autônomo, saiba que é ainda mais simples: basta apresentar a Declaração Anual do MEI. Nesse documento, consta todo o seu faturamento bruto obtido no ano anterior, então, também serve como documento.
Para emitir, é só seguir os seguintes passos:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Clique na opção “DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI”;
- Preencha o campo com o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos;
- Após clicar em continuar, escolha a opção “original” e selecione o ano anterior para o qual deseja fazer a Declaração Anual do MEI.
- Informe todos os valores faturados anualmente pelo seu negócio em Valor da Receita Bruta Total;
- Conclua e baixe o documento.
Em geral, o prazo é até dia 31 de maio para fazer a declaração.
Dicas extras para comprovar renda sendo autônomo
Além das formas anteriores, é importante o autônomo seguir algumas recomendações:
1 – Formalize o seu trabalho
Além de trazer muito mais credibilidade para o seu trabalho, você ainda facilita bastante a comprovação de renda para quando precisar.
Hoje em dia, principalmente para quem está começando, existe a possibilidade do MEI que custa, em média, R$60 por mês e garante uma série de benefícios. Caso tenha um negócio mais robusto, o ideal é consultar um contador para te ajudar!
2 – Abra uma conta PJ
Ao formalizar o seu negócio, você ganha um CNPJ e pode abrir uma conta jurídica. Essa conta serve para separar as suas despesas pessoais (como o ingresso de um cinema) dos custos empresariais (como as mercadorias dos clientes).
Além disso, mais tarde, se precisar de comprovação, é possível apresentar o extrato da conta com informações bem mais organizadas.
3 – Emita notas fiscais
Quando você tem o CNPJ, também ganha a possibilidade de emitir nota fiscal. Esse documento tem a função de comprovar a legalidade das vendas da sua empresa perante ao Fisco, ou seja, significa que você atua formalmente.
4 – Mantenha um controle financeiro detalhado
Por fim, mesmo com diversas formas de como comprovar renda sendo autônomo, sempre mantenha o seu próprio controle financeiro atualizado, pois essa organização vai facilitar bastante na hora da verificação mais tarde.
Aprendeu a fazer a sua comprovação de renda? Confira outras dicas para empreendedores em nosso blog!