Aprender a como utilizar milhas para viajar é um caminho sem volta.
Você nunca mais viaja sem aproveitar ao máximo as vantagens dos programas de fidelidade, como descontos nas passagens, upgrade de classe, acesso a lounges e muito mais!
Nesse artigo, explicamos o passo a passo de como conseguir milhas para viajar, como calcular milhas para viajar e, finalmente, como utilizar milhas para viajar!
Continue a leitura para aprender!
O que são milhas aéreas?
As milhas aéreas são benefícios oferecidos pelas companhias aéreas aos seus clientes por utilizarem os seus serviços. Funcionam como uma forma de incentivo para que o usuário viaje mais com a empresa.
Nesse caso, quem entende como utilizar milhas para viajar consegue trocá-las por descontos em passagens aéreas, aluguel de carros, hospedagem em hotéis e outras comodidades ao longo da viagem.
Dependendo da quantidade de milhas acumuladas, essas vantagens podem sair até de graça!
Diferença entre pontos e milhas
Pontos e milhas são duas formas de bonificação oferecidas por programas de fidelidade como recompensa pelo uso do serviço. No entanto, os pontos são dados por cartões de crédito e as milhas são oferecidas por companhias aéreas.
Ao acumular uma certa quantidade de pontos, é possível trocar por milhas de duas formas:
- Utilizando o próprio programa: quando a empresa de cartão de crédito tem parceria com uma companhia aérea, é possível aproveitar e transformar pontos em milhas dentro do próprio programa.
- Transferindo para outros programas: existe a possibilidade de transferir os pontos para outros programas de fidelidade com benefícios diferentes e assim transformar pontos e milhas.
Passo a passo de como utilizar milhas para viajar
Agora, você vai aprender como utilizar milhas para viajar de graça ou com um bom desconto. Confira:
1 – Cadastre-se em programas de milhas
Para começar, você precisa escolher os programas de milhas, que é o programa de fidelidade o qual será possível trocar as milhas por passagens ou outros benefícios.
Na hora de escolher, é importante considerar alguns fatores:
-
- Companhias aéreas: verifique os destinos aos quais as companhias aéreas atendem, bem como as regiões em que ela oferece voos. Não adianta escolher uma empresa que não oferece voos na sua cidade, por exemplo.
- Validade das milhas: como nem sempre temos disponibilidade para viajar, análise em até quanto tempo é possível utilizar as milhas e, caso não consiga, cheque se há maneiras de estendê-las ou reativá-las.
- Cotação das milhas: olhe quanto uma milha vale em reais dentro do programa. Por exemplo, 1.000 milhas podem equivaler a R$10 e a R$40. Via de regra, quanto mais milhas, melhor.
- Benefícios: além dos descontos em passagens, avalie outros benefícios, como upgrades de classe, aluguel de carros, descontos em hotéis, entre outros.
Principais programas de milhas brasileiros
Programa de Milhas Companhia Aérea/Instituição Financeira Nota no Reclame Aqui Smiles Gol 7.4 TudoAzul Azul 7.9 LATAM PASS Latam 6.8 Esfera Santander 7.0 Ponto pra Você Banco do Brasil 7.0 2 – Escolha o cartão de crédito certo
Se você quer saber como utilizar milhas para viajar, é fundamental escolher o cartão de crédito certo.
Existem diversas opções de cartões no mercado e muitos deles oferecem pontos — talvez, o seu próprio já tenha essa função. Portanto, procure avaliar se o seu acumula pontos e, se sim, analise a quantidade de pontos disponibilizados por real ou dólar gasto.
Caso seu cartão de crédito não ofereça essa possibilidade ou ofereça poucos pontos, considere trocar ou entrar em contato para solicitar o acesso ao programa.
Melhores cartões para ganhar pontos/milhas
- Cartão Azul Itaucard Visa Infinite
- Cartão GOL Smiles Gold
- Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black
- Cartão Pão de Açúcar Platinum
- Itaucard Click Visa Platinum
- Cartão Porto Seguro Visa Infinite
*Lembre-se de considerar outros fatores, como anuidade e renda mínima, na hora de selecionar o cartão.
3 – Acumule o máximo de pontos que puder
O segredo de como utilizar milhas para viajar está em usar o seu cartão de crédito o máximo possível.
Isso não significa se endividar ou fazer compras desnecessárias, mas utilizar essa forma de pagamento estrategicamente.
A seguir, trouxemos algumas dicas para você:
Pague despesas básicas com o cartão
No lugar de pagar tudo no débito ou dinheiro em espécie, prefira passar o cartão de crédito. Para evitar a desorganização financeira, pague passando apenas de 1x. Dessa forma, cumpre a mesma função e ainda acumula pontos.
Além disso, tem como pagar contas, como água e luz, com cartão de crédito. São gastos que você já teria de qualquer forma, mas agora vai acumular mais pontos.
Aproveite promoções
Diversas companhias aéreas e programas de fidelidade oferecem promoções especiais que permitem acumular mais pontos. Em algumas, a bonificação chega até 100% — ou seja, você dobra a quantidade de milhas/pontos.
Por isso, fique de olho nas promoções e participe sempre que possível!
Utilize os serviços de empresas parceiras
Os programas de fidelidade costumam ter parcerias com empresas de diversos segmentos, como lojas de roupas, posto de abastecimento, restaurantes, cinemas e muitos mais.
Dessa forma, ao utilizar os serviços das empresas parceiras, você consegue ainda mais pontos para trocar mais tarde.
4 – Planeje sua primeira viagem com milhas
Não basta aprender como utilizar milhas para viajar. Precisa realmente aproveitar e viajar — do contrário, você vai fazer parte do grupo de brasileiros que perderam 43 bi em milhas vencidas.
Então, o primeiro passo é escolher o seu destino. Para onde você quer viajar?
Em seguida, verifique se o seu programa de milhas oferece passagens para o destino escolhido. Se sim, procure saber quantos pontos você precisa acumular para conseguir a passagem.
Sabendo a quantidade, é possível estimar quantas milhas precisa para viajar e em quanto tempo será possível realizar a viagem.
Por exemplo, se você junta 5.000 pontos em média por mês e precisa de 60.000 para viajar, já sabe que conseguirá fazer sua sonhada viagem em 12 meses.
5 – Resgate suas milhas
Para resgatar as milhas, é bem simples! Basta acessar o site do seu programa de fidelização, verificar o seu saldo em milhas e escolher a opção de resgate.
Como falamos, além das passagens aéreas, também é possível escolher outros serviços, como hospedagem ou locação de veículos.
Por fim, solicite o resgate e aguarde a aprovação.
6 – Aproveite
Prontinho. Agora que você já sabe como usar milhas para viajar, é a hora de colocar todos esses passos em prática e aproveitar ao máximo esse benefício.
Boa viagem!