O que é o saque extraordinário do FGTS? Entenda!

O que é o saque extraordinário do FGTS? Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Ao longo deste conteúdo, vamos explorar em detalhes como funciona essa medida e quando ela costuma entrar em vigência.

Além disso, explicaremos quem tem direito e quais são os documentos necessários para efetuar o saque. Também elaboramos dicas valiosas sobre como utilizar o saldo desse saque de forma inteligente. 

Prossiga com a leitura e esclareça de vez todas as suas dúvidas sobre o saque extraordinário do FGTS!

Afinal, o que é o FGTS?

O saque extraordinário do FGTS, normalmente, é disponibilizado para todos que trabalham ou já trabalharam com carteira de trabalho assinada e possuem saldos na conta do FGTS, sejam elas ativas ou inativas. Imagem: Câmara dos Deputados

O FGTS é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros e consiste em um fundo de proteção ao trabalhador que é formado por depósitos mensais feitos pelos empregadores em nome de seus funcionários. 

Esse fundo possui diversas finalidades, como amparo em casos de demissão sem justa causa, aquisição da casa própria e financiamento de projetos de infraestrutura

Nesse sentido, o saque extraordinário do FGTS surge como uma alternativa adicional de acesso aos recursos acumulados nesse fundo.

O que é o saque extraordinário do FGTS

Já o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida implementada pelo governo com o objetivo de liberar recursos para os trabalhadores em situações especiais

Esse saque permite que os beneficiários tenham acesso a parte do saldo depositado em suas contas do FGTS, proporcionando uma maior flexibilidade no uso desses recursos.

Beneficiários do saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS está disponível para um grupo específico de beneficiários, sendo importante conhecer quem tem direito a realizar essa retirada. 

Os trabalhadores que podem usufruir desse saque são aqueles que possuem contas ativas ou inativas no FGTS

Isso significa que tanto trabalhadores atualmente empregados como aqueles que foram demitidos sem justa causa podem ser elegíveis para realizar o saque.

Como funciona o saque extraordinário do FGTS


Econet Explica: o saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário costuma ser liberado diante de períodos específicos e de crises, como durante a pandemia da COVID-19.

Dessa forma, o saque extraordinário funciona como uma estratégia do governo para aquecer a economia ou simplesmente com o objetivo de fomentar a maior circulação de dinheiro.

Vale destacar que o saque extraordinário, tal como o nome sugere, é uma medida extraordinária sem data fixa ou pré-definida.

Em 2023, por exemplo, as autoridades já se manifestaram afirmando que não deve haver novas liberações do saque extraordinário do FGTS tão cedo.

Documentação necessária

Embora não haja previsão de novas liberações do saque extraordinário, é importante saber quais os documentos necessários para receber o seu saldo. Assim, na próxima vez, você já estará preparado e saberá exatamente como proceder.

Para realizar o saque extraordinário do FGTS, é necessário apresentar a documentação adequada. 

Os documentos geralmente solicitados incluem o CPF, RG, carteira de trabalho e o número do NIS/PIS

Já o saque propriamente dito, pode ser feito tanto no caixa físico quanto no eletrônico ou também por meio do aplicativo Caixa Tem.

De qualquer forma, é importante verificar junto à Caixa Econômica Federal ou ao canal de atendimento oficial do FGTS quais documentos são necessários para o saque, pois pode haver variações dependendo da situação do trabalhador.

Valores disponíveis para saque

Os valores disponíveis para saque no FGTS podem variar de acordo com o saldo existente na conta do trabalhador. 

Em geral, é possível sacar até um determinado limite estabelecido pelo governo. Lembre-se de consultar as regras vigentes e realizar os cálculos necessários para saber qual o valor máximo que pode ser retirado.

Dicas de como usar o saldo do saque extraordinário do FGTS com sabedoria

Além de entender como funciona o saque extraordinário do FGTS, é importante saber como utilizar o saldo obtido de maneira consciente e proveitosa. A seguir, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo os recursos obtidos por meio desse saque.

Redução de dívidas

Uma das opções mais indicadas é utilizar parte do saldo do saque extraordinário do FGTS para quitar dívidas

Ao eliminar ou diminuir o valor de débitos, o trabalhador pode se livrar de juros e encargos, além de melhorar seu score de crédito.

Investimentos

Outra opção interessante é destinar parte do saldo para investimentos. Existem diversas opções no mercado financeiro que podem oferecer rentabilidade e ajudar o trabalhador a fazer seu dinheiro crescer. 

É importante, no entanto, estudar e buscar orientação para realizar investimentos de forma segura e adequada ao perfil de cada pessoa. Um consultor financeiro, por exemplo, pode ajudar com essa tarefa.

Reformas e melhorias na residência

Se a sua residência está precisando de reparos ou melhorias, o saldo do saque extraordinário do FGTS pode ser utilizado para essas finalidades. 

Reformas e pequenas melhorias podem valorizar o imóvel e proporcionar mais conforto para os moradores.

Educação e capacitação profissional

Investir em educação e capacitação profissional é sempre uma boa escolha. O saldo do saque extraordinário do FGTS pode ser utilizado para custear cursos, graduações, pós-graduações ou programas de especialização. 

Esses investimentos podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.

Se você está considerando mudar de área e está de olho nas profissões mais bem pagas do Brasil, aproveite a oportunidade para investir na capacitação!

Reserva de emergência

Por fim, é sempre importante ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos e situações de instabilidade financeira. 

Utilizar parte do saldo do saque extraordinário do FGTS para constituir essa reserva pode ser uma excelente decisão. 

Essa reserva pode ajudar a enfrentar momentos de desemprego, doença ou qualquer outra situação que demande recursos imediatos.

Conforme você acabou de descobrir, o saque extraordinário do FGTS é uma medida que oferece aos trabalhadores uma oportunidade de acessar recursos acumulados em suas contas do FGTS. 

Com as informações e dicas apresentadas, os beneficiários poderão utilizar o saldo obtido de maneira consciente, buscando a melhoria de sua situação financeira e qualidade de vida.

Caso tenha recebido o saldo do FGTS ou uma grana inesperada, confira o nosso e-book Como Investir com Pouco Dinheiro e saiba o que fazer para aumentar o ganho!