A maioria das pessoas conhece alguém que já teve – ou tem – o nome no Serasa. Essa situação é muito mais comum do que se imagina, a exemplo do recorde nos índices de negativação durante o ano de 2022.
Diante deste cenário, o primeiro passo para resolver o problema é procurar entender como funciona a negativação do nome e qual o papel do Serasa. Somente dessa forma é possível recuperar o controle financeiro e regularizar o cadastro.
Então, se você deseja descobrir como limpar o nome no Serasa, prossiga com a leitura! Neste conteúdo, você encontrará as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é o Serasa?
O Serasa é uma empresa privada que surgiu em 1968 a partir de uma parceria entre a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo) e a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Um dos principais objetivos do Serasa é, justamente, manter e administrar um banco de dados que reúne informações das pessoas que possuem dívidas em aberto. Além de títulos pendentes em bancos e instituições financeiras, podem ser registradas pendências em lojas e no comércio em geral.
Isso significa que as empresas enviam os dados dos portadores de títulos em aberto para o Serasa. Sejam cheques sem fundo, boletos ou quaisquer outras dívidas vencidas que não foram pagas.
Além de manter esse grande agregado de negativados, o Serasa proporciona rapidez e suporte para decisões bancárias e para o controle do sistema financeiro.
Referente ao consumidor, o Serasa oferece ainda diversas soluções, tais como: consulta ao CPF gratuito, possibilidade de negociações de dívidas, consulta do SCORE e emissão de Certificados Digitais.
O que é negativação?
Negativação significa ter o nome incluso no Serasa devido a ausência de pagamento de uma dívida na data de vencimento.
A pessoa pode acabar com o nome no Serasa, por exemplo, ao deixar de pagar uma ou mais parcelas do financiamento ou quando não quitar a fatura do cartão de crédito, telefone, internet e outras contas de consumo.
Vale destacar que em 2022, os brasileiros bateram um novo recorde de negativação, conforme pesquisa do próprio Serasa. Somente em maio, 66,6 milhões de brasileiros tiveram seus nomes incluídos no órgão de proteção ao crédito. Esse foi o maior índice registrado desde 2016.
Confira alguns dados que o último levantamento do Serasa trouxe, em relação às negativações que ocorrem no mês de agosto de 2022:
Ainda, vale observar, quais são os principais tipos de dívidas de acordo com o segmento:
Como funciona a negativação de nome?
Agora que você já sabe o que é o Serasa e o que significa “estar com o nome no Serasa”, é chegado o momento de entender como funciona esse processo de negativação.
O processo de negativação ocorre a partir do momento em que o credor solicita a inclusão do CPF ou CNPJ do inadimplente junto ao Serasa. Isso significa que, caso o pagamento não ocorra até a data de vencimento, o credor já pode iniciar o processo de negativação.
Entretanto, na prática, o credor costuma tomar uma série de medidas de cobrança na tentativa de evitar a inclusão do nome no Serasa. Inclusive, é possível que ocorram propostas de negociação da dívida.
Caso tais ações não tenham sucesso, dentro de um prazo de 5 anos, o credor fica livre para solicitar a negativação. No entanto, vale destacar que, após a prescrição da dívida, ela não se tornará existente.
Ocorre que, após 5 anos a partir da data de vencimento do título, a dívida deixa de constar no banco de dados do Serasa e não pode mais ser cobrada judicialmente. No entanto, tal pendência continua ativa junto ao credor.
Uma vez que tenha recebido o pedido de inclusão do nome em seu banco de dados, é de praxe que o Serasa também proceda com uma última tentativa de pagamento. Isso é feito por meio de um comunicado para o inadimplente no qual o Serasa alerta que, caso a quitação não seja feita junto ao credor, o nome será negativado.
Após decorrido um prazo de 10 dias, caso o pagamento não seja detectado, o nome se torna negativado e, portanto, passa a fazer parte do banco de dados do Serasa.
Tive meu nome negativado, e agora?
Assim como milhares de outros brasileiros, não é incomum que em algum momento da vida você venha a ter o seu nome negativado.
Quando isso acontece, há diversas consequências. Além do credor, como uma loja ou banco por exemplo, poder recusar a oferta de crédito para o inadimplente, costuma ocorrer:
- Recusa na aprovação de financiamentos e empréstimos;
- Redução do Serasa score (pontuação que indica o perfil de um “bom pagador”);
- Bancos podem cancelar, de forma unilateral, o cheque especial e a emissão de folhas ou talões de cheque;
- Dificuldades em abrir uma conta bancária;
- Dificuldades na emissão de cartões de crédito junto a outros bancos e instituições financeiras.
Sobretudo, a saúde mental também tende a ser impactada. Segundo matéria veiculada no portal G1, os índices de estresse, ansiedade e depressão costumam aumentar diante de situações de endividamento.
Dessa forma, é fundamental procurar manter a calma e racionalizar a situação. Afinal, ainda que a situação seja desanimadora, é possível limpar o nome no Serasa e retomar o controle das finanças.
Passo a passo para limpar o nome no Serasa
O primeiro passo para limpar o nome no Serasa é obter a confirmação da dívida. Embora pareça óbvio, muitos brasileiros sequer sabem que estão com o nome sujo. Isso pode acontecer por inúmeros motivos.
O mais comum é que a pessoa, por algum motivo, não tenha recebido os comunicados, tanto do credor quanto do próprio Serasa.
A seguir, confira um passo a passo simples e prático para limpar o seu nome no Serasa. Lembre-se de ser organizado e procure manter uma pasta com todos os registros, comprovantes e documentos relacionados à dívida.
Consulte seu CPF
Conforme mencionado, antes de tudo, é preciso saber exatamente qual o valor da dívida, sua origem e as demais informações relativas à negativação do nome.
Para tanto, acesse o site do Serasa e faça o seu cadastro. É possível consultar o seu CPF, seu SCORE e diversas outras informações sobre o seu perfil de pagador e dívidas correntes.
Contudo, somente é possível fazer essa consulta gratuita ao pesquisar o seu próprio CPF. Caso queira visualizar informações de terceiros é preciso pagar pelo serviço.
Analise as dívidas
O passo seguinte envolve a análise da dívida. Avalie qual o valor em aberto e se organize financeiramente a fim de quitar a pendência.
Além disso, é importante que você verifique a legitimidade da dívida. De fato, você fez essa compra? Os juros estão dentro do que fora acordado em contrato? Você foi comunicado na ocasião da negativação?
Isso porque, diante de juros abusivos, por exemplo, é possível acionar a Justiça. Caso tenha dúvidas nesse sentido, procure o suporte de um advogado. Esse profissional poderá guiar você e orientar quanto as medidas a serem tomadas.
Escolha a melhor negociação
É possível obter descontos vantajosos na hora de negociar a dívida. Vale procurar o credor e lançar uma proposta, por exemplo. Pagamentos à vista costumam oferecer os melhores descontos.
Em alguns casos, também é possível parcelar a dívida e, ao longo dos pagamentos, antecipar as parcelas. Assim, muitas instituições amortizam os juros das parcelas antecipadas, o que pode diminuir o valor da pendência.
Por fim, todo ano, o Serasa realiza o chamado Feirão Limpa Nome. Por meio desse evento, é possível negociar a dívida com até 99% de desconto.
Mas atenção, confirme os canais digitais antes de emitir os boletos da negociação. Se assegure de que está negociando com o órgão oficial, pois golpes são comuns.
Faça o pagamento
Após proceder com o pagamento, seja diretamente com o credor ou via Serasa, a dívida deverá ser desvinculada do CPF em até 5 dias úteis.
Independente do pagamento ser à vista ou parcelado, a partir da liquidação da primeira parcela, deixa de constar a negativação. É nesse momento que o seu nome se torna “limpo”.
Portanto, após esse prazo, volte a consultar o seu CPF no Serasa e confirme se as informações já foram atualizadas. Caso contrário, entre em contato com o credor informando a situação. Se ainda assim não ocorrer a regularização no cadastro, é possível acionar a Justiça.
Mantenha o nome limpo
Por fim, é fundamental procurar manter o seu nome limpo. Conforme você pôde perceber, ter o nome no Serasa traz uma série de consequências negativas e impactos para a vida financeira.
Vale também consultar o seu SCORE no portal online do Serasa, periodicamente. Assim, você monitora o seu cadastro e se assegura de que não há dívidas em seu nome.
Dicas para evitar ter o nome no Serasa
Manter o nome limpo pode ser uma tarefa desafiadora. Com a inflação, o alto custo de vida e os ganhos financeiros limitados, não é difícil se endividar.
No entanto, há medidas que podem ser tomadas no sentido de evitar o surgimento de dívidas ou a inclusão do nome no Serasa. A seguir, confira algumas dicas que valem ser seguidas:
- Elabore um planejamento financeiro – um plano de gastos pode ajudar você a ter melhor controle das suas economias;
- Faça uma reserva financeira – a reserva financeira é composta pelo valor correspondente a 6 meses do seu custo de vida. Assim, em casos emergenciais ou diante da perda de emprego, as chances de se endividar são menores;
- Não gaste mais do que você ganha – essa é uma forma bastante eficiente de manter o equilíbrio financeiro;
- Organize os seus pagamentos – procure não se esquecer de pagar as contas. Para tanto, se organize de modo a não perder as datas de vencimentos. Vale usar uma agenda, baixar um aplicativo ou manter uma planilha;
- Utilize o débito automático – uma forma interessante de manter os pagamentos em dia é programar o débito automático. Dessa forma, você não corre o risco de se esquecer de pagar ou de ter serviços importantes cancelados, como água e luz.
É possível retomar o controle após ter o nome no Serasa!
Após a leitura deste material, conseguiu perceber a importância de aprofundar os seus conhecimentos sobre o Serasa e negativação do cadastro?
Além disso, é possível retomar o controle da vida financeira, mesmo após ter o nome no Serasa. Seguindo as nossas dicas, as chances de manter o seu CPF limpo são maiores. Para tanto, procure manter os seus pagamentos em dia.
Esse conteúdo foi útil para você? Então continue acessando o nosso blog para conferir outros materiais como esse!