O saque-aniversário do FGTS, iniciado em 2020, é uma opção que permite aos trabalhadores sacar parte do saldo de suas contas do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário. Assim, nascidos em maio podem fazer seus saques entre 2 de maio e 31 de julho.
Contudo, caso não realizem o saque neste período, os valores retornam ao saldo do fundo. Esta modalidade é opcional e pode ser acessada através do app FGTS, site do FGTS, ou pelo internet banking da Caixa, sem a necessidade de visitar uma agência.
Como realizar o saque-aniversário do FGTS
Para sacar o FGTS na modalidade Saque-Aniversário, os trabalhadores devem optar por essa sistemática através do aplicativo FGTS, pelo site da Caixa, ou via internet banking. Não é necessário ir até uma agência. A adesão permite saques anuais de parte do saldo das contas ativas e inativas durante o mês de aniversário do titular.
Leia mais: Como declarar empréstimos no IR 2024?
Planejamento e opções de saque
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador não poderá retirar o saldo total de sua conta em caso de demissão sem justa causa, podendo sacar apenas a multa rescisória. Este modelo oferece flexibilidade para que o trabalhador utilize o saldo para investimentos ou despesas.
Contudo, isto requer que a opção seja formalizada até o último dia do mês de aniversário para valer para o mesmo ano. Caso contrário, o benefício só estará disponível no ano seguinte. Além disso, ainda é possível usar o saldo como garantia em operações de crédito.
Leia mais: Novo empréstimo pessoal do Nubank vai te surpreender. Confira
Imagem: Divulgação/Agência Brasil