Você sabe como analisar uma ação?
Quando falamos de investimentos, principalmente no mercado acionário, a última coisa que você deve fazer é se deixar levar por achismos ou opiniões alheias.
Você precisa ser capaz de analisar e escolher seus próprios ativos! Do contrário, será sempre uma espécie de aposta — “ah… Agora tal ação vai subir”, “Estão falando que essa empresa vai quebrar…”.
Por isso, vamos ensinar como analisar uma ação nesse artigo! Continue a leitura para entender melhor…
1 – Saiba o seu objetivo com o ativo
Antes de tudo, para entender como analisar uma ação, é fundamental descobrir o seu objetivo com um ativo.
Por exemplo, um ativo que é interessante para quem quer dividendos pode não ser para uma pessoa focada em valorização da carteira de investimentos.
No primeiro caso, o investidor foca, principalmente, em blue chips e já no segundo caso, as small caps são as “ideais” por ter mais oportunidade de crescimento.
Por isso, antes de analisar uma ação, saiba a sua intenção. Lembrando que esse é um investimento mais indicado para quem tem um perfil arrojado, ou seja, está disposto a assumir riscos.
2 – Entenda o modelo de negócio da empresa
Em seguida, ao escolher um ativo, analise o modelo de negócio.
Uma ação não é apenas um papel na Bolsa de Valores, é uma empresa — e, portanto, deve ser analisada como tal.
Sendo assim, responda perguntas básicas, como:
- Como funciona a organização?
- Como ela vende?
- Quais são os produtos?
- Qual é a sua operação?
- Como é o setor?
Como o grande Warren Buffett diz:
“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
3 – Analise os principais indicadores fundamentalistas
Em seguida, é importante analisar os indicadores fundamentalistas de um negócio. Existem diversos, mas os principais são:
Liquidez
Mede a capacidade da organização cumprir as suas obrigações financeiras no curto prazo. Divide o ativo circulante (bens que podem ser convertidos em dinheiro) pelo passivo circulante (custos relacionados com a operação do negócio diretamente).
Via de regra, quanto maior é essa métrica, melhor é a competência da organização para arcar com suas responsabilidades. O ideal é que o indicador esteja no mínimo superior a 1.
ROE
Calcula a eficiência da empresa em converter investimento em lucro líquido. Basicamente, a cada R$1 aplicado, quanto a organização consegue gerar de retorno?
Quando esse indicador é positivo, mostra que a organização é capaz de utilizar os recursos de forma eficiente e trazer retorno para o acionista.
P/L
Relaciona o preço da ação com o seu lucro por ação. Se quiser saber como analisar uma ação, é fundamental conhecer esse indicador porque ele mostra se uma ação está “cara” ou “barata”.
Quando o P/L está baixo, indica uma subvalorização do ativo, enquanto o P/L alto sugere uma sobrevalorização.
Contudo, a definição de caro ou barato com base nisso é bem variável. Por exemplo, o mercado pode precificar um ativo considerando o seu “crescimento potencial” e pode desvalorizar por causa de alguma mudança no setor.
Margem líquida
Percentual do lucro líquido das vendas da organização. Ele mostra o quanto a empresa consegue converter a venda em lucro real. Por exemplo, se vende uma mercadoria de R$100 e o lucro é R$20, a margem líquida é de 20%.
Nesse caso, quanto mais alto é esse indicador, melhor na hora que você for estudar como analisar uma ação, pois evidencia que o negócio consegue controlar custos e gerar lucro o suficiente.
Dívida líquida/Ebitda
Analisa quanto tempo a empresa precisaria gerar de caixa com a sua operação para poder cobrir seu endividamento.
Um número mais baixo indica uma menor carga de dívida e maior capacidade de pagamento, enquanto um número mais alto pode sugerir maior risco de inadimplência da empresa e, consequentemente, ameaça de falência.
Por exemplo, com o recente prejuízo das Americanas de mais de 50 bilhões, a varejista precisaria de mais de 41 anos para quitar a dívida com o caixa.
Dividend Yield
É a porcentagem de dividendos anuais em relação ao preço da ação da empresa. Mostra qual é o retorno da distribuição de lucros que o investidor pode esperar no ano.
Por exemplo, se o dividend yield é 10%, significa que a cada R$100 investido, a empresa vai te pagar R$10 no ano. Para quem o foco é receber renda passiva, é importante saber como analisar uma ação.
Crescimento da Receita Líquida
Indica o quanto a empresa foi capaz de crescer em um determinado período. Em geral, utiliza-se 5 anos como padrão.
Esse é um dos principais indicadores fundamentalistas para quem investe pensando em valorização, já que, caso seja alto, representa que a organização está em fase de crescimento.
*Vale lembrar que um ponto importante de como analisar uma ação é: esses indicadores nunca devem ser avaliados isoladamente. Sempre analise o conjunto.
**Além disso, sempre considere o histórico desses indicadores da empresa, pois mostra se realmente a organização tem uma boa gestão ou o resultado atual é resultante de outros fatores.
5 – Compare com outras empresas do setor
Outro ponto fundamental na hora de avaliar um ativo é a comparação com outras empresas do setor.
Olhando apenas os indicadores sozinhos, você pode criar uma perspectiva equivocada em relação aos resultados da companhia. Por exemplo, 10% de margem líquida pode aparentemente ser bom, mas, na verdade, a média do setor é 25%.
Por esse motivo, para saber como analisar uma ação, sempre compare as métricas da ação com outras empresas do mesmo segmento — quem sabe você não encontra até novas oportunidades!
6 – Verifique a governança da organização
A governança define bastante os resultados de uma empresa, então, também é um fator essencial que você precisa analisar. Em especial, são três fatores principais:
Segmento de listagem
A própria Bolsa de Valores classifica as empresas conforme o seu padrão de liderança. O ranking indica as organizações com as melhores práticas de governança. São 5 níveis principais:
- Novo Mercado (o maior)
- Nível 1
- Nível 2
- Bovespa Mais
- Bovespa Mais Nível 2
Estrutura societária
Para saber como analisar uma ação, vale a pena considerar o quadro societário da companhia. Ele está concentrado nas mãos de poucas pessoas? Como é a distribuição? Quem está à frente do negócio? Qual é o histórico dessa pessoa?
Free float
Refere-se ao percentual de ações disponíveis para negociação no mercado. Via de regra, quanto maior, melhor por oferecer mais liquidez e segurança ao acionista.
Avaliação da empresa por consumidores e funcionários
Uma empresa sustentável no longo prazo é aquela que consegue conquistar a satisfação de funcionários e consumidores. Embora não tenha como ter números absolutos, sempre considere o feedback das pessoas!
Esperamos que tenha aprendido como analisar uma ação! Agora coloque em prática e continue acompanhando o conteúdo do nosso blog.