Como analisar uma ação: passo a passo para avaliar!

Você sabe como analisar uma ação? 

Quando falamos de investimentos, principalmente no mercado acionário, a última coisa que você deve fazer é se deixar levar por achismos ou opiniões alheias. 

Você precisa ser capaz de analisar e escolher seus próprios ativos! Do contrário, será sempre uma espécie de aposta — “ah… Agora tal ação vai subir”, “Estão falando que essa empresa vai quebrar…”. 

Por isso, vamos ensinar como analisar uma ação nesse artigo! Continue a leitura para entender melhor…

1 – Saiba o seu objetivo com o ativo

Antes de tudo, para entender como analisar uma ação, é fundamental descobrir o seu objetivo com um ativo. 

Por exemplo, um ativo que é interessante para quem quer dividendos pode não ser para uma pessoa focada em valorização da carteira de investimentos

No primeiro caso, o investidor foca, principalmente, em blue chips e já no segundo caso, as small caps são as “ideais” por ter mais oportunidade de crescimento. 

Por isso, antes de analisar uma ação, saiba a sua intenção. Lembrando que esse é um investimento mais indicado para quem tem um perfil arrojado, ou seja, está disposto a assumir riscos.

2 – Entenda o modelo de negócio da empresa

Em seguida, ao escolher um ativo, analise o modelo de negócio. 

Uma ação não é apenas um papel na Bolsa de Valores, é uma empresa — e, portanto, deve ser analisada como tal. 

Sendo assim, responda perguntas básicas, como:

  • Como funciona a organização? 
  • Como ela vende? 
  • Quais são os produtos? 
  • Qual é a sua operação?
  • Como é o setor?

Como o grande Warren Buffett diz: 

“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”

3 – Analise os principais indicadores fundamentalistas

Em seguida, é importante analisar os indicadores fundamentalistas de um negócio. Existem diversos, mas os principais são:

Liquidez

Mede a capacidade da organização cumprir as suas obrigações financeiras no curto prazo. Divide o ativo circulante (bens que podem ser convertidos em dinheiro) pelo passivo circulante (custos relacionados com a operação do negócio diretamente). 

Via de regra, quanto maior é essa métrica, melhor é a competência da organização para arcar com suas responsabilidades. O ideal é que o indicador esteja no mínimo superior a 1.

ROE

Calcula a eficiência da empresa em converter investimento em lucro líquido. Basicamente, a cada R$1 aplicado, quanto a organização consegue gerar de retorno? 

Quando esse indicador é positivo, mostra que a organização é capaz de utilizar os recursos de forma eficiente e trazer retorno para o acionista. 

ROE é um dos principais indicadores para analisar uma ação.

P/L

Relaciona o preço da ação com o seu lucro por ação. Se quiser saber como analisar uma ação, é fundamental conhecer esse indicador porque ele mostra se uma ação está “cara” ou “barata”. 

Quando o P/L está baixo, indica uma subvalorização do ativo, enquanto o P/L alto sugere uma sobrevalorização. 

Contudo, a definição de caro ou barato com base nisso é bem variável. Por exemplo, o mercado pode precificar um ativo considerando o seu “crescimento potencial” e pode desvalorizar por causa de alguma mudança no setor. 

Margem líquida

Percentual do lucro líquido das vendas da organização. Ele mostra o quanto a empresa consegue converter a venda em lucro real. Por exemplo, se vende uma mercadoria de R$100 e o lucro é R$20, a margem líquida é de 20%. 

Nesse caso, quanto mais alto é esse indicador, melhor na hora que você for estudar como analisar uma ação, pois evidencia que o negócio consegue controlar custos e gerar lucro o suficiente. 

Dívida líquida/Ebitda

Analisa quanto tempo a empresa precisaria gerar de caixa com a sua operação para poder cobrir seu endividamento.

Um número mais baixo indica uma menor carga de dívida e maior capacidade de pagamento, enquanto um número mais alto pode sugerir maior risco de inadimplência da empresa e, consequentemente, ameaça de falência. 

Por exemplo, com o recente prejuízo das Americanas de mais de 50 bilhões, a varejista precisaria de mais de 41 anos para quitar a dívida com o caixa.

Dividend Yield

É a porcentagem de dividendos anuais em relação ao preço da ação da empresa. Mostra qual é o retorno da distribuição de lucros que o investidor pode esperar no ano. 

Por exemplo, se o dividend yield é 10%, significa que a cada R$100 investido, a empresa vai te pagar R$10 no ano. Para quem o foco é receber renda passiva, é importante saber como analisar uma ação.

Crescimento da Receita Líquida

Indica o quanto a empresa foi capaz de crescer em um determinado período. Em geral, utiliza-se 5 anos como padrão.

Esse é um dos principais indicadores fundamentalistas para quem investe pensando em valorização, já que, caso seja alto, representa que a organização está em fase de crescimento.

*Vale lembrar que um ponto importante de como analisar uma ação é: esses indicadores nunca devem ser avaliados isoladamente. Sempre analise o conjunto. 

**Além disso, sempre considere o histórico desses indicadores da empresa, pois mostra se realmente a organização tem uma boa gestão ou o resultado atual é resultante de outros fatores.

5 – Compare com outras empresas do setor 

Outro ponto fundamental na hora de avaliar um ativo é a comparação com outras empresas do setor.

Olhando apenas os indicadores sozinhos, você pode criar uma perspectiva equivocada em relação aos resultados da companhia. Por exemplo, 10% de margem líquida pode aparentemente ser bom, mas, na verdade, a média do setor é 25%. 

Por esse motivo, para saber como analisar uma ação, sempre compare as métricas da ação com outras empresas do mesmo segmento — quem sabe você não encontra até novas oportunidades!

Para saber como analisar uma ação corretamente, sempre compare os ativos.

6 – Verifique a governança da organização

A governança define bastante os resultados de uma empresa, então, também é um fator essencial que você precisa analisar. Em especial, são três fatores principais:

Segmento de listagem

A própria Bolsa de Valores classifica as empresas conforme o seu padrão de liderança. O ranking indica as organizações com as melhores práticas de governança. São 5 níveis principais:

  1. Novo Mercado (o maior)
  2. Nível 1
  3. Nível 2
  4. Bovespa Mais 
  5. Bovespa Mais Nível 2

Estrutura societária

Para saber como analisar uma ação, vale a pena considerar o quadro societário da companhia. Ele está concentrado nas mãos de poucas pessoas? Como é a distribuição? Quem está à frente do negócio? Qual é o histórico dessa pessoa?

Free float

Refere-se ao percentual de ações disponíveis para negociação no mercado. Via de regra, quanto maior, melhor por oferecer mais liquidez e segurança ao acionista. 

Avaliação da empresa por consumidores e funcionários

Uma empresa sustentável no longo prazo é aquela que consegue conquistar a satisfação de funcionários e consumidores. Embora não tenha como ter números absolutos, sempre considere o feedback das pessoas!

Esperamos que tenha aprendido como analisar uma ação! Agora coloque em prática e continue acompanhando o conteúdo do nosso blog.