Como financiar um carro: confira o passo a passo

Como financiar um carro? 

Para quem deseja conquistar seu primeiro carro próprio, essa é a maneira mais acessível e viável, já que você não precisa ter o valor completo do automóvel para conseguir comprar e utilizar no dia a dia!

No entanto, é importante entender exatamente como funciona, afinal, também estamos falando de uma modalidade de crédito. 

Nesse artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre como financiar um carro. Continue a leitura…

O que é o financiamento de carro?

Financiamento de carro é uma modalidade de crédito que disponibiliza exatamente a quantia necessária para o cliente comprar o veículo. 

Ao contrário de outras formas de empréstimo, o financiamento de carros tem uma finalidade específica (no caso do financiamento imobiliário, é comprar uma casa, por exemplo), de modo que você não pode utilizá-lo para outra aquisição. Na verdade, o banco paga diretamente o vendedor, então, o dinheiro não chega a passar pela sua conta. 

Essa é uma das principais formas de aquisição de um veículo no Brasil por alguns motivos:

  • Acessibilidade: você não precisa arcar com o custo alto do veículo. Pode pagar parcelas que cabem no orçamento.
  • Acesso imediato ao veículo: assim que a instituição financeira liberar o crédito, você pode pegar o carro.
  • Flexibilidade do prazo de pagamento: você escolhe em quantas vezes quer dividir a compra. 
  • Taxas de juros baixas: em comparação a outros modelos de crédito, o financiamento tem taxas mais amenas. 

Como funciona o financiamento de um carro?

Assim como qualquer empréstimo, você contrata o crédito, a instituição financeira disponibiliza a quantia e você paga as parcelas com o acréscimo de juros dentro de um determinado prazo de tempo. 

Nesse caso, a diferença para quem quer saber como financiar um carro é que a compra do veículo deve ser o único destino do dinheiro. 

Na prática, funciona assim:

  1. Você solicita o crédito e entrega os documentos;
  2. Passa por aprovação da instituição financeira;
  3. Banco libera o dinheiro diretamente para o vendedor;
  4. O veículo fica alienado à instituição financeira como garantia do empréstimo;
  5. Você paga as parcelas do empréstimo com acréscimo de juros; 
  6. Ao quitar a dívida, o imóvel passa para o seu nome. 

Tem como financiar um carro sem entrada?

Inicialmente, costuma-se exigir o pagamento de 20% do valor do carro como garantia e os  80% restantes são financiados, mas não é obrigatório. Você pode fazer sem o valor de entrada, desde que atenda a alguns requisitos. 

Para saber como financiar um carro sem entrada, você precisa:

✅ Ter score de crédito alto.

✅ Ter renda mensal suficiente para pagar as parcelas do financiamento — em geral, o valor da parcela não pode ultrapassar 30% da renda mensal. Portanto, se você ganha até R$2.000, a prestação deve ser até R$600. 

Algumas empresas, como a 99, oferecem condições especiais para quem deseja ser motorista de aplicativo por ter parceria com empresas. Se seu objetivo for trabalhar com isso, pode ser uma boa opção!

Tem como financiar 100% do valor do carro!

Como financiar um carro em 5 passos

Confira o passo a passo de como financiar um carro:

1 – Selecione o seu tipo de financiamento

Para começar, é importante escolher o tipo de financiamento de carro. São três principais no mercado:

Crédito Direto ao Consumidor (CDC) 

É a forma tradicional: você solicita o crédito, a instituição compra o veículo e você paga as parcelas com juros até finalizar o prazo de pagamento. 

Nesse modelo, o veículo fica em alienação fiduciária, portanto, mesmo ficando na sua posse, é uma propriedade do banco até o final do pagamento. É bom ter conhecimento disso, pois você pode perder o carro em caso de inadimplência. 

Leasing 

É como se fosse um aluguel do veículo. Nesse caso, você paga a taxa de aluguel para utilizar o automóvel durante um período e, ao final, pode escolher devolvê-lo ou comprá-lo por um valor residual. Nesse caso, assim como o anterior, o carro fica no nome da empresa e passa a ser seu apenas ao final do pagamento.

Consórcio 

O consórcio de carros é uma espécie de empréstimo coletivo com o objetivo de comprar o carro. Nesse caso, um grupo se reúne e paga mensalmente uma parcela para contemplar um ou mais participantes sorteados até que todos consorciados sejam contemplados. 

Para funcionar, uma empresa administradora e autorizada pelo Banco Central administra todo o processo. É uma boa forma de como financiar um carro já que não possui juros: o grupo junta o dinheiro equivalente à vista e o beneficiado da vez recebe uma carta de crédito da compra à vista.

O ideal é avaliar cada uma das opções e escolher aquela que vale mais a pena para você!

Escolher o tipo de financiamento é um dos principais passos de como financiar um carro!

2 – Escolha a instituição

Em seguida, a seleção da instituição financeira também é fundamental. 

O recomendado é avaliar as condições de cada uma, incluindo prazos de pagamento, taxas de juros, necessidade de entrada, entre outras. 

Além disso, vale a pena considerar o relacionamento com cada empresa. Se você já tem cartão de crédito em um banco, por exemplo, pode conseguir melhores condições e facilidade de aprovação.

Lembre-se sempre de verificar a credibilidade da organização no mercado. Tenha sempre cuidado com ofertas “boas demais”, pois pode ser algum golpe financeiro

3 – Entregue a documentação

Cada instituição tem documentos específicos para o financiamento de carro, mas os principais são:

  • comprovante de identidade (RG e CPF)
  • comprovante de residência
  • comprovante de renda
  • DUT ou nota fiscal do veículo
  • certificação do DETRAN de inexistência de débitos do veículo — você consegue na própria internet. 

Caso queira adquirir o automóvel com outra pessoa, como um cônjuge ou amigo, é fundamental levar os documentos dela também. 

4 – Aguarde a análise de crédito

O quarto passo de como financiar um carro é a análise da instituição. Nessa etapa, a empresa avalia tudo: pontuação de crédito, histórico de pagamento, comprovação de renda, documentos de identificação, entre outros. 

Por isso, se tiver pendências no seu nome, é importante quitar com antecedência. 

Organize a sua vida financeira

Por fim, aprovado ou não, é importante organizar a sua vida financeira. 

Em caso de aprovação, agora você tem uma nova dívida e parcelas mensais para arcar nos próximos meses, sendo importante realizar um novo orçamento familiar para pagar sem entrar na inadimplência. Outra sugestão é procurar formas de renda extra para poder quitar a dívida mais rápido!

Em caso de reprovação, busque saber o motivo, mas existe uma grande possibilidade de ser algo relacionado ao seu score de crédito ou outras pendências. Nesse caso, procure reorganizar suas finanças e pagar mais contas no crédito para conseguir a aprovação. 

E aí? Entendeu como financiar um carro? Esperamos que sim! Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog.