Score baixo: como reverter e quais as limitações

Imagina o cenário em que você precisa financiar a compra de um carro que tanto queria e necessitava, mas teve a solicitação desse financiamento negada por conta de um score baixo. 

Isso é uma realidade para milhões de brasileiros que já tiveram negativas sobre financiamentos de diversos tipos, além de compras, empréstimos, etc. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Serasa, cerca de 2,2 milhões de adultos no Brasil estão inadimplentes e possuem um score baixo. 

Se você está dentro desse número, fique tranquilo, existem formas de reverter a pontuação e mudar a maneira como o mercado vê a sua situação financeira. 

Neste artigo, você saberá como o score reflete na vida financeira de uma pessoa e como reverter um score baixo para conseguir créditos e completar transações. Confira! 

O que é score?

Para entender melhor como aumentar um score baixo, é preciso saber primeiro o que de fato é essa pontuação e o que ela classifica. 

Um score de crédito nada mais é do que a pontuação gerada para as instituições financeiras saberem se você é ou não um bom pagador.

Essa pontuação reflete seus hábitos de pagamento, suas dívidas e relacionamento financeiro com empresas privadas. 

O score vai de 0 a 1000 pontos, sendo classificado como baixo, médio e alto. De forma progressiva, o número do seu score mostra o quão bom pagador você é e qual a possibilidade de você conseguir crédito.

Score  Possibilidade de inadimplência Possibilidade de conseguir crédito
De 0 a 300 Alta Baixa
De 301 a 700  Média Média
De 701 a 1000 Baixa Alta

Assim, quanto mais baixo for o seu score, menor a chance de conseguir crédito no mercado e mais você fica conhecido para as empresas financeiras como mau pagador e inadimplente. 

O score de crédito é um dos modelos mais sérios e estatísticos existentes, sendo muito utilizado por organizações que precisam da sua segurança financeira para lhe conceder créditos, financiamentos, entre outros. 

Os tipos de empresas que mais consultam o score de crédito são:

  • bancos e instituições;
  • seguradoras de automóveis;
  • construtoras e imobiliárias;
  • operadoras de internet e telefonia;
  • lojas de departamento;
  • financiamentos estudantis.
Menos de 300 pontos significa que o score é baixo e precisa ser revertido para concessões de crédito. FONTE: Brasiliana

Menos de 300 pontos significa que o score baixo e precisa ser revertido para concessões de crédito. FONTE: Brasiliana

Sair de um score baixo para um alto é muito importante se você quer uma vida financeira saudável e fácil acesso a quaisquer transações financeiras como empréstimos, por exemplo.

Além disso, quanto mais alto for o seu score, mais possibilidades você tem para negociar pequenas dívidas e menos burocracia na hora de solicitar créditos em bancos ou financeiras. 

O que não posso fazer tendo score baixo?

O score baixo pode impactar e muito na sua vida! Isso porque há diversos bancos e empresas privadas que não aceitam fazer negócios ou fechar contratos caso o CPF da pessoa se encontre negativado, com nome sujo ou com dívidas acumuladas.

Outra coisa que acontece com frequência para quem tem um score baixo são as altas taxas de juros que ficam disponíveis.

É como aquela expressão “essa dívida virou uma bola de neve”, isso acontece porque quanto mais dívidas acumuladas sem serem pagas, mais chances dos juros serem altos e existirem poucas formas de negociação para as inadimplências.

E, até mesmo se você solicitar um empréstimo, estando com um score baixo, muitas instituições financeiras que aceitam fazer essa negociação, aumentam os juros. 

De modo geral, com um score baixo, você terá:

  • Dificuldades para conseguir crédito;
  • Juros altos;
  • Má visibilidade perante ao mercado;
  • Dificuldade para realizar novas compras;
  • Em alguns casos, dificuldade para ter cartões de crédito e abrir contas.
Diferenças fundamentais entre score alto e score baixo. Fonte: Banco Pan

Diferenças fundamentais entre score alto e score baixo. Fonte: Banco Pan

Como resolver o score baixo?

Como você viu, o score é a pontuação referente aos seus hábitos financeiros. Para resolver um score baixo é preciso que você passe a mudar também a sua rotina de finanças e a sua relação com o dinheiro.

Hábitos financeiros saudáveis são comportamentos que podem ser adquiridos que mudam não só o seu score e a forma como os credores te veem, como também deixam você muito mais tranquilo financeiramente. 

Exemplos de bons comportamentos financeiros:

  • Não ter dívidas em seu nome;
  • Não atrasar pagamentos;
  • Ter um bom planejamento de finanças;
  • Saber fazer investimentos certos;
  • Não comprar nada por impulso etc.

Alinhando isso com as 7 dicas fundamentais para aumentar o seu score que mostraremos a seguir, você terá uma vida financeira muito mais saudável e proveitosa.

Posso fazer cartão de crédito com o score baixo? 

O que pouca gente sabe, no entanto, é que apesar de um score baixo ou de situações de inadimplências, algumas instituições financeiras liberam, sim, cartão de crédito para negativados. 

A aprovação, contudo, pode não ser uma das mais fáceis, mas mesmo assim o cartão será liberado. 

Acontece que alguns bancos acreditam que o mercado financeiro é dinâmico, e levando em conta que uma alta parcela da população brasileira está no vermelho, não faz sentido não liberar crédito para essas pessoas.

Sem a concessão de algum tipo de crédito, fica ainda mais difícil ter uma variedade de pessoas movimentando a economia.

Mas, fique atento: não são todos os bancos que liberam a opção de cartão de crédito para quem tem score baixo ou é negativado.

É preciso que você pesquise muito bem antes de solicitar um. Abaixo está uma lista das principais instituições que disponibilizam essa função.

  • Mercado Pago;
  • Banco Inter;
  • PagBank;
  • Banco Trigg;
  • Caixa Simples;
  • Neon Internacional;
  • BMG;
  • Banco PAN.

Em alguns casos, quem tem score baixo, ainda consegue fazer financiamentos de casas, carros etc. Porém, essa aprovação vai ser muito mais burocrática. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda como isso pode ser feito.

7 dicas para aumentar seu score 

Aumentar um score baixo é fundamental para que você volte a ter facilidades no mercado e seja bem visto pelas instituições e credores.

Existem passos simples e práticos que você pode fazer para melhorar a sua pontuação e sair da estatística de inadimplência. 

Por isso, separamos 7 dicas importantíssimas que vão te ajudar nesse processo para aumentar o seu score.

Lembrando que, não é possível pagar para aumentar o score e ele também não muda a pontuação do dia para noite.

Geralmente, essa mudança acontece em torno de três meses e só é possível a partir de novos hábitos de pagamento e relacionamento com empresas financeiras. 

Quitar dívidas junto aos credores

Infelizmente, não há como começar o aumento do seu score se você ainda está inadimplente. Por isso, o primeiro passo é tentar ao máximo quitar suas dívidas. 

Uma das facilidades do Serasa é ser o mediador das negociações das suas dívidas junto às empresas. 

A maioria das organizações privadas e instituições financeiras disponibilizam essa negociação, e isso pode facilitar e muito a sua jornada para limpar seu nome. 

Saiba que antes de fazer qualquer outro passo para sair do score baixo, se você não pagar todas as contas em aberto e sair da inadimplência, dificilmente conseguirá aumentar essa pontuação.

Manter o nome sempre limpo

Depois de quitar todas as dívidas, chegou a hora de manter-se como um bom pagador. Isso significa que o seu CPF precisa estar limpo no SPC e Serasa.  Nada de mais dívidas em seu nome!

Para isso, é preciso criar uma disciplina com suas contas e compromissos financeiros. Ou seja, se você conseguiu negociar suas dívidas para pagá-las de forma parcelada, não adianta quitar as primeiras parcelas e esquecer das próximas.

É necessário ter constância nos seus novos hábitos de bom pagador. 

Credoras e bancos dificilmente vão entender que você melhorou sua rotina financeira só com poucas dívidas negociadas e pagas. 

Ter contas registradas em seu nome

Para o sistema do Serasa, quanto menos contas tiver em seu nome, mais estranho você é para o mercado. 

Através do Cadastro Positivo, as empresas conseguem entender o seu comportamento financeiro, mas sem contas em seu nome isso não é possível! 

E esse acaba sendo um dos motivos que também podem abaixar o seu score. 

Passe algumas contas da sua casa para o seu nome, como luz, água, telefone etc. Assim, você estará contribuindo para que as empresas saibam quem você é e como podem facilitar créditos para você.

Pagar todas as contas sem atraso

Lembra que falamos sobre manter o nome limpo? Isso vale para não pagar suas contas em atraso! 

O score de crédito é uma análise do seu comportamento financeiro. Se você paga suas contas em atraso, o sistema entende que você não é disciplinado financeiramente. 

O ideal é que pelo menos você pague de 1 a 3 dias de antecedência suas contas fixas para conseguir aumentar o seu score. 

Para que você tenha sempre dinheiro a fim de que suas contas sejam pagas em dia, faça um bom planejamento das suas finanças ou pense em formas de juntar dinheiro rápido.

Parcelar compras

Pode parecer contra intuitivo falar para você parcelar compras e que isso fará seu score aumentar, mas se você conseguiu realizar os passos anteriores então não há problemas em fazer parcelamentos.

Isso porque o score é definido a partir de coisas que você faz no crédito, sendo assim, fazer compras à vista não altera em nada sua pontuação.

Se você está mantendo bons hábitos financeiros, então pode parcelar suas compras desde que mantenha uma rotina de pagamentos em dia.

Evitar pedir novos cartões de crédito ou aumento de limite

Se você conseguiu aumentar o seu score e já quer começar a pedir créditos, novos cartões ou aumento de limite, então você ainda não entendeu como funciona o sistema de comportamento financeiro.

Ter muitas pesquisas sobre cartões de crédito e aumento de limite em seu nome pode não ser positivo aos olhos dos credores. 

Os bancos e empresas precisam entender que você realmente mudou de hábitos financeiros e não foi somente uma atitude emergencial.

São eles que precisam ter proatividade para aumentar o seu limite ou liberar créditos para você e não o contrário, por isso, tome cuidado! 

Manter os dados atualizados no Serasa

Você sabia que não ter os dados atualizados no Serasa pode sim ser fator para ter um score baixo? Por isso, mantenha tudo o que puder atualizado! 

Mudou de endereço? Mudou de telefone?  Faça a alteração no banco de dados do Serasa. Isso ajuda a aumentar o score e facilita as empresas a te entregarem créditos. 

Aprenda a consultar seu Score

Como consultar um score baixo ou alto de forma online. Fonte: Mobills

Como consultar um score baixo ou alto de forma online. Fonte: Mobills

Para saber como consultar o seu score de crédito é muito simples. Essa funcionalidade já é gratuita e pode ser feita 100% de forma online. 

Basta entrar no site do Serasa, clicar em consultar CPF grátis, informar o CPF e a senha (ou fazer o cadastro caso ainda não tenha) e pronto!

Ali você terá uma boa visão das suas pontuações, de todas as suas dívidas e o seu histórico de pagamento de contas. 

É importante salientar que você só pode consultar o seu CPF! Não é possível verificar o score e histórico de pagamentos de outras pessoas caso não tenha em mãos os dados cadastrais dela.

Outro ponto de atenção é que para consultar o Serasa Score você não precisa pagar absolutamente nada.

Alguns sites costumam cobrar para fazer essa verificação então, tome cuidado com isso porque pode ser um golpe!  

Dê adeus ao score baixo e inadimplências! 

Entender como funciona o score de crédito é um passo importante para começar a sair da inadimplência e passar de um score baixo para um alto em pouco tempo.

Como dito anteriormente, para aumentar o seu score e ter mais liberações de crédito no mercado, você pode fazer o passo a passo essencial de quem quer ter uma vida financeira mais saudável.

Dar adeus às dívidas e às situações de inadimplências é fundamental para conseguir melhorar a visão que as empresas privadas e instituições têm sobre você.

Além disso, nada melhor do que viver sem a preocupação de ter dívidas e um nome sujo, não é mesmo?

Este conteúdo foi útil? Então leia agora sobre como solicitar o empréstimo Auxílio Brasil